Portal:Primeira Guerra Mundial/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada

Thomas Edward Lawrence CB, DSO (16 de Agosto de 1888 - 19 de Maio de 1935), também conhecido como Lawrence da Arábia, e (aparentemente entre os seus aliados árabes) Aurens ou El Aurens, foi um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico.

Tornou-se famoso pelo seu papel como oficial britânico de ligação durante a Revolta Árabe de 1916-1918. A sua fama como herói militar foi largamente promovida pela reportagem da revolta feita pelo viajante e jornalista estadunidense Lowell Thomas, e ainda devido ao livro autobiográfico de Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria.


Leia mais...




Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (Breslau, 2 de maio de 1892Vaux-sur-Somme, 21 de abril de 1918) foi um piloto alemão e é considerado ainda hoje como o "ás dos ases". Foi um piloto de combate bem-sucedido, um líder militar e um ás do vôo que venceu oitenta combates aéreos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua morte foi creditada ao australiano Cedric Popkin.

Richthofen foi conhecido como der rote Kampfflieger (guerreiro-voador vermelho) pelos alemães, Petit Rouge (pequeno vermelho) e Le Diable Rouge (diabo vermelho) pelos franceses, e Red Knight (Cavaleiro Vermelho) e Red Baron (Barão Vermelho) pelos ingleses.


Leia mais...




Mustafa Kemal Atatürk (Salônica, 1881Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.

Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial. Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subsequentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turco naquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente. Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano.


Leia mais...




.

Guilherme II da Prússia, nascido Frederico Guilherme Victor Alberto de Hohenzollern (em alemão: Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht von Hohenzollern; Berlim, 27 de janeiro de 18594 de junho de 1941), foi o chefe da Casa de Hohenzollern, tendo sido este o terceiro e último imperador da Alemanha (Kaiser) e o último Rei da Prússia, detendo os títulos entre 1888 e 1918, quando a monarquia foi abolida e proclamada a República de Weimar.


Leia mais...




Alfred Redl (Lviv, 14 de março de 186425 de maio de 1913) foi um oficial austríaco que chegou ao posto de chefe da contra-inteligência do Império Austro-Húngaro. Foi uma das figuras mais importantes da espionagem pré-Primeira Guerra Mundial. Durante seu mandato o serviço secreto foi marcado por inovações e pelo uso da mais avançada tecnologia do seu tempo para capturar agentes de espionagem estrangeiros. Mas ele mesmo era um agente de espionagem para os russos. Alegações de que Alfred Redl também trabalhou para serviços secretos da França e Itália apareceram depois de sua morte, mas não foram confirmadas nem refutadas, com confiança.


Leia mais...




Fernando Victor Alberto Meinrad de Hohenzollern-Sigmaringen (em alemão: Ferdinand Viktor Albert Meinrad von Hohenzollern-Sigmaringen) (Sigmaringen, 24 de agosto de 1865Sinaia, 20 de julho de 1927), foi um príncipe alemão da Casa de Hohenzollern-Sigmaringen (ramo católico da Casa de Hohenzollern) e segundo Rei da Romênia.


Leia mais...




Portal:Primeira Guerra Mundial/Biografia selecionada/7



Portal:Primeira Guerra Mundial/Biografia selecionada/8



Portal:Primeira Guerra Mundial/Biografia selecionada/9



Portal:Primeira Guerra Mundial/Biografia selecionada/10