Portal:Região Sudeste do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Portal da Região Sudeste do Brasil
Brazil Region Sudeste.svg
A Região Sudeste é uma região do Brasil com 924.511,292 km² de área e 78.472.017 habitantes (IBGE/2005).

Esta é a divisão oficial do IBGE, para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais (tais como relevo, clima, vegetação e solo), posição geográfica, bem como afinidades socioculturais. Esta região brasileira possui quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 ver·editar Portais
Bandeira do Espírito Santo.svg
Espírito Santo
Bandeira de Minas Gerais.svg
Minas Gerais
Bandeira do estado do Rio de Janeiro.svg
Rio de Janeiro
Bandeira do estado de São Paulo.svg
São Paulo
 ver·editar Artigo em Destaque
Montagem Santos.jpg
Santos é um município brasileiro localizado no litoral do Estado de São Paulo. Abriga o maior porto da América Latina, o qual é responsável pela principal dinâmica econômica da cidade, além do turismo e do comércio. A cidade é sede do estado em todo dia 13 de junho (Capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.
 ver·editar Cultura

A cultura da Região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A influência indígena e africana são marcadas na música e na culinária da região.

 ver·editar Sudestinos
Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por Benedito Calixto.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ (Santos, Brasil, 1685Toledo, Espanha, 18 de novembro de 1724) foi um sacerdote jesuíta, cientista e inventor português nascido no Brasil colônia, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Como tal, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.

Também conhecido como Padre Voador, Bartolomeu de Gusmão era filho do cirurgião-mor Francisco Lourenço e de Maria Álvares, tendo nascido na cidade brasileira de Santos, em dezembro de 1685. Viveu apenas 39 anos.

Cursou com o irmão, Alexandre de Gusmão, o seminário jesuíta de Belém da Cachoeira, na Bahia, onde se tornou noviço. O irmão Alexandre chegou a ocupar o cargo de secretário do rei D. João V e tornou-se conhecido como o negociador que consolidou as fronteiras brasileiras expandidas para oeste pelos bandeirantes.

Aos 15 anos foi para Portugal, onde se formou em direito religioso, em Coimbra. Ordenou-se sacerdote da Companhia de Jesus. Ordenado, mudou-se para Lisboa em 1701, onde realizou estudos de matemática e física mecânica. Destacou-se como pregador religioso e recebeu do rei D. João V o cargo de capelão da Casa Real. Dedicou-se, a partir de então, a seus inventos.

De volta a Salvador, construiu uma bomba elevatória para abastecer o colégio dos padres com a água do rio Paraguaçu. Foi essa sua primeira invenção. Também em 1707 expôs um sistema que havia inventado para bombear água para fora do casco dos navios, inaugurando assim a automação do sistema de drenagem de embarcações.

Concluídos os estudos secundários, embarcou para Portugal em 1705 e matriculou-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra em 1708. Aí, desenvolveu notavelmente os seus estudos de Física e Matemática que desde a adolescência tanto o tinham interessado.

 ver·editar História
Pintura representando a Guerra dos Emboabas.

A Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido na região das Minas Gerais, no Brasil, de 1707 a 1709. Emboaba era o nome dado aos portugueses ou reinóis e aos baianos que chegavam às Minas Gerais para catar ouro. Ver sobre eles os verbetes dedicados à Guerra dos Emboabas e a Caeté.

Em novembro de 1708 Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi palco de um sangrento conflito envolvendo os direitos de exploração das Minas Gerais.

Os paulistas, na qualidade de descobridores das minas, reivindicavam para si o direito exclusivo de exploração do ouro. Os que discordavam deste intento, em sua maioria portugueses e baianos, ficaram conhecidos como Emboabas (do tupi, aves pernaltas, referência ao hábito de os forasteiros usarem botas). Estes últimos eram liderados por Manuel Nunes Viana.

 ver·editar Algo típico do Sudeste
Serra da Mantiqueira em Passa-Quatro.

A Serra da Mantiqueira tem seu nome originado do tupi 'Amantikir' e significa "montanha que chora". Trata-se de uma formação geológica datada da era Arqueozóica que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais,São Paulo e Rio de Janeiro sendo o Rio de Janeiro o único estado a abrigar uma reserva florestal federal, como o Parque Nacional de Itatiaia.

Apenas 10% da serra é circunscrita nas terras fluminenses, onde exatamente se localiza o parque. 30% da serra está localizada no estado de São Paulo e 60% está localizada no estado de Minas Gerais, onde possui a sua maior porção (provém da região onde está o município de Barbacena e de lá inclina-se para o sudoeste até se encontrar com as fronteiras com o Rio de Janeiro e logo após, com São Paulo, onde torna-se uma fronteira natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais de Joanópolis/SP e Extrema/MG e, por fim, esta termina na cidade de Bragança Paulista.

A capital mais próxima da Serra da Mantiqueira é São Paulo, justamente por estar a 90 quilômetros da primeira cidade situada na Serra da Mantiqueira, Bragança Paulista, a segunda é Belo Horizonte que está situada a 170 quilômetros da primeira cidade onde a Serra da Mantiqueira está situada: Barbacena e a terceira é o Rio de Janeiro que se localiza a 198 quilômetros do mais próximo povoado na Serra da Mantiqueira Visconde de Mauá, Distrito do Município de Resende.

 ver·editar Imagem em Destaque
Vista parcial Uberaba MG.jpg
Vista de Uberaba.
 ver·editar Colaboração do mês
 ver·editar Curiosidades

...você sabia que...


 ver·editar Vegetação

A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.

O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do Estado de Pernambuco até o início do século XIX.

O interior de São Paulo, notadamente a região entre o Rio Tietê e o Paranapanema (região de Bauru, Marília, Itapeva, Presidente Prudente) é região de transição entre o Sudeste e o Sul, possuindo características destas duas regiões.

Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas,pastagens e plantações. No litoral,nas partes mais alagadas encontramos os manguezais.

 ver·editar Transportes

A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferrovia brasileira que liga a cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (passando pela região de mineração de Itabira) à cidade de Cariacica e aos portos de Tubarão, Praia Mole, e Barra do Riacho, no Espírito Santo.

Sua construção se iniciou ainda no final do Século XIX e ajudou na conquista nos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os Krenak.

Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil, sendo administrada pela CVRD - Companhia Vale do Rio Doce. Transporta 37% de toda a carga ferroviária nacional.

Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro, também é utilizada para o transporte de aço, carvão, calcário, granito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose, veículos e cargas diversas, de Minas Gerais para o exterior.

A ferrovia tem cerca de 300 clientes e é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte contínuo de passageiros, com cerca de 2.800 usuários diariamente, o que lhe confere uma grande importância turística.

 ver·editar Esporte

Futevolei, Futevoley, ou ainda Footvolley é uma modalidade de esporte originada nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960. Esse esporte ja cresceu fora do Brasil e se encontra na Europa, Ásia, e nos Estados Unidos.

Esporte com bola, praticado em quadra de areia (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.

É jogado em sistemas de duplas, masulinas ou femininas,(em Portugal pode tambem jogar com quatro jogadores). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo que não sejam os braços ou as mãos — como no futebol.

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no volei ou volei de praia.

O jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária ou desviada para fora das quadras pelos mesmos.

 ver·editar Projetos
 ver·editar Predefinições
{{Portal-Sudeste-BR}}
{{Região Sudeste do Brasil}}


Brazil Region Sudeste.svg
Região Sudeste do Brasil
Portal • Imagens