Portal:Região Sudeste do Brasil/Transportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferrovia brasileira que liga a cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (passando pela região de mineração de Itabira) à cidade de Cariacica e aos portos de Tubarão, Praia Mole, e Barra do Riacho, no Espírito Santo.

Sua construção se iniciou ainda no final do Século XIX e ajudou na conquista nos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os Krenak.

Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil, sendo administrada pela CVRD - Companhia Vale do Rio Doce. Transporta 37% de toda a carga ferroviária nacional.

Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro, também é utilizada para o transporte de aço, carvão, calcário, granito, contêineres, ferro-gusa, produtos agrícolas, madeira, celulose, veículos e cargas diversas, de Minas Gerais para o exterior.

A ferrovia tem cerca de 300 clientes e é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte contínuo de passageiros, com cerca de 2.800 usuários diariamente, o que lhe confere uma grande importância turística.

Ver artigo principal: Estrada de Ferro Vitória a Minas