Portal:Roraima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Roraima


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o estado brasileiro de Roraima.


 ver · editar Roraima

Roraima é um estado brasileiro da Região Norte, no extremo da mesma e do país, com 224.298,980 km² de área e 421.499 habitantes (est. junho/2009, IBGE). Sua capital é a bela Boa Vista, cidade planejada com formato radial, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, com 266.091 habitantes (est. julho/2009, IBGE), concentrando cerca de dois terços da população estadual. O estado é constituído por 15 municípios, sendo o estado brasileiro com menor número de municípios.

ler artigo »

 ver · editar Artigo em destaque
Portal do Milênio.
Portal do Milênio.
Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do Rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente acima da linha do Equador.

Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Região Norte do Brasil pelo traçado urbano monumental, organizado de forma radial, planejado pelo arquiteto Darci Aleixo Deregusson, dentro da tradição do urbanismo francês e numa clara referência à cidade de Goiânia. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador que Roraima teve. As principais avenidas da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico, onde se concentram as sedes dos três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo). Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas. É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.

ler artigo»

 ver · editar História
Vista aérea de Boa Vista (1924), pelo explorador Hamilton Rice.
Vista aérea de Boa Vista (1924), pelo explorador Hamilton Rice.
A História de Roraima é recente, mas nem por isso pouco conturbada. Várias vezes invadida por diversos países interessados na região, a pouco assistida Roraima — hoje Estado da Federação — despertou pouco interesse por parte dos portugueses, especialmente após a chegada da família real ao Rio de Janeiro. Foi bastante cobiçada pelo ingleses, neerlandeses e, especialmente, espanhóis.

Palco de revoltas, massacres, crescimento, exploração e progresso, foram várias as invasões estrangeiras — todas elas neutralizadas pelas forças lusitanas no Forte São Joaquim. Joaquim Nabuco, aclamado advogado pernambucano, defendeu a região diante do rei da Itália nos séculos XIX. Terra que foi município, território federal e estado.

ler artigo principal »

 ver · editar Imagem destacada
Rio Branco.
Rio Branco.
Rio Branco.
 ver · editar Categorias

Atualmente existem mais de 250 artigos sobre Roraima na Wikipédia, de um total aproximado de 400 páginas entre anexos, categorias, verbetes e imagens. Explore-os na árvore de categorias abaixo e, se possível, ajude-nos a expandi-los!


 ver · editar Você sabia?
Subdivisões de Roraima.
Subdivisões de Roraima.

...em Roraima o IBAMA administra 8 unidades de conservação?

... no estado (mapa) predomina a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no Centro-Leste?

...não existe rede ferroviária em Roraima?

...com 421.499 habitantes, é o menos populoso do Brasil?

...é o estado mais setentrional do país (2° 03′ 00″ N, 61° 24′ 00″ O)


 ver · editar Como colaborar!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Estado de Roraima na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Projetos
 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Roraima no Commons Roraima no Commons
Imagens e mídia
Roraima no Wikcionário Roraima no Wikcionário
Definições
Roraima no Wikilivros Roraima no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Roraima no Wikinotícias Roraima no Wikinotícias
Notícias
Roraima no Wikiquote Roraima no Wikiquote
Citações
Roraima no Wikisource Roraima no Wikisource
Biblioteca
Roraima na Wikiversidade Roraima na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página