Portal:Síria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of syria
Coat of Arms of syria
Syria's location on a map of the Middle East and the world.

Síria (em árabe: سوريا or سورية ), oficialmente República Árabe da Síria, é um país árabe no Sudoeste Asiático, e faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste, Israel no sudoeste, Jordânia no sul, Iraque a leste, e Turquia no norte.

O nome Síria, antigamente compreendia toda a região do Levante, enquanto atualmente abrange os locais de antigos reinos e impérios, incluindo as civilizações de Ebla do III milênio aC. Na era Islamica, sua capital, Damasco, foi a capital do Império Omíada e a capital provincial do Império Mameluco. Damasco é largamente reconhecida como uma das cidades mais antigas continuadamente habitadas do mundo.

A Síria de hoje foi criada como mandato francês e obteve sua independência em Abril de 1946, como uma república parlamentar. O pós-independência foi instável, e um grande número de golpes militares e tentativas de golpe sacudiram o país no período entre 1949-1970. A Síria esteve sob Estado de sítio desde 1962, que efetivamente suspendeu a maioria das proteções constitucionais aos cidadãos. O país vem sendo governado pelo Partido Baath desde 1963, embora o poder atual esteja concentrado na presidência e um pequeno grupo de políticos e militares autoritários. O atual presidente da Síria é Bashar al-Assad, filho de Hafez al-Assad, que governou de 1970 até sua morte em 2000. A Síria tem uma grande participação regional, particularmente através do seu papel central no conflito árabe-israelense, que desde 1967 ocupa as Colinas de Golã, e pelo envolvimento ativo nos assuntos libaneses e palestinos.

A população predominante é de muçulmanos sunitas, mas com uma significante população de Alauitas, Drusos e minorias cristãs. Desde a década de 1960, oficiais militares Alauitas tem dominado o cenário político do país. Etnicamente, cerca de 90% da população é árabe, e o estado é governado pelo Partido Baath de acordo com princípios nacionalistas árabes, dos quais aproximadamente 10% pertencem à minoria curda.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Queiq River

Alepo (em árabe: حلب ['ḥalab], 36° 13′ N 37° 10′ E) é uma cidade no norte da Síria, capital do Governatorato de Alepo. A cidade tem uma população de cerca de 1,9 milhões, tornando-a segunda maior cidade da Síria depois de Damasco. Alepo é uma das mais antigas cidades habitadas da história. Conhecida pelo assentamento humano desde o décimo primeiro milênio a.C através das casas residenciais que são descobertas em Al-Qaramel Hill. Era conhecida na Antiguidade como Khalpe, Khalibon, para os gregos como Beréia (Veroea), e os turcos como Halep, durante o mandato francês, Alep foi usado. Ocupa um ponto estratégico no meio comercial entre o mar e o Eufrates, inicialmente, foi construída sobre um pequeno grupo de colinas em um grande vale fértil em ambos os lados do rio Quweiq (قويق). A província ou governadoria se estende ao redor da cidade para mais de 16.000 km ² e tem cerca de 3,7 milhões de habitantes.



Batalha em Alepo

Guerra Civil Síria (às vezes referida como Revolta Síria ou ainda Revolução Síria) é um conflito interno em andamento na Síria, que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011, influenciados por outros protestos simultâneos no mundo árabe. As manifestações populares por mudanças no governo foram descritas como "sem precedentes". Enquanto a oposição alega estar lutando para destituir o presidente Bashar al-Assad do poder para posteriormente instalar uma nova liderança mais democrática no país, o governo sírio diz estar apenas combatendo "terroristas armados que visam desestabilizar o país".


Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Bashar al-Assad (cropped).jpg

Bashar Hafez al-Assad (em árabe: بشار حافظ الأسد, Baššār al-ʾAsad ‎‎‎pronúncia árabe: [bæʃˈʃɑːɾɪlˈʔæsæd])‎; nascido em 11 de setembro de 1965) é o atual presidente da Síria e o Secretário Regional da ramificação síria do Partido Socialista Árabe Ba'ath. Seu pai, Hafez al-Assad governou a Síria por 29 anos até sua morte em 2000. Al-Assad foi eleito em 2000 e em 2007, por unanimidade, a cada vez. Durante a revolta síria, os manifestantes pediram a renúncia do presidente al-Assad.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
A estátua de Saladino em frente à Cidadela de Damasco.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

Portal:Síria/Você sabia

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Síria
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver