Portal:Saúde/Você sabia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

...que beber água do mar aumenta a sede, em vez de a diminuir? Isto deve-se à elevada concentração de sal, que leva os rins a produzirem uma maior quantidade de urina para o poderem remover do corpo, desperdiçando assim mais água.

...o soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma. Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido.

...que os glóbulos vermelhos são as únicas células do corpo humano que não possuem núcleo? Este perde-se durante a eritropoiese (processo de formação dos glóbulos vermelhos), que ocorre na medula óssea.

...a cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.

...a tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação.