Portal:Santa Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Santa Maria


Portal Santa Maria
Portal Santa Maria
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados ao município gaúcho de Santa Maria.
Museu Educativo Gama d'Eça - Centro Theatro Treze de Maio - Centro Distrito Industrial - Agroindustrial Faixa Velha - Camobi Base Aérea de Santa Maria - Camobi Basílica da Medianeira - Nossa Senhora Medianeira Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria - Nossa Senhora de Fátima Centro Comunitário Santa Terezinha - Palma Câmara Municipal - Centro Campos - Passo do Verde UFSM - Camobi Escola Cícero Barreto - Nossa Senhora do Rosário Faixa Nova - Camobi
Igreja Nossa Senhora de Fátima - Nossa Senhora de Fátima Cohab Santa Marta - Juscelino Kubitschek Avenida João Luiz Pozzobon - Km 3 Monumento à locomotiva - Nossa Senhora de Fátima Estrada Norberto José Kipper - Arroio Grande Pinheiro Machado Planetário da UFSM - Camobi Zona Central Itararé Faixa Velha - Pé de Plátano Vila Belga - Centro Vila Floresta - Cerrito


 ver · editar Santa Maria
Mapa do município de Santa Maria, RS, Brasil mostrando a divisão por distritos.
Santa Maria, muitas vezes chamada carinhosamente de Santa Maria da Boca do Monte é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Com 262.368 habitantes, segundo o censo IBGE/2011, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua regiãoque possui quase 1 milhão de habitantes.

Santa Maria é considerada cidade universitária, graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.

Santa Maria foi fundada em 1858, e seu aniversário é comemorado em 17 de maio. A altitude em relação ao nível do mar varia entre 41 e 480 metros, sendo que o Centro situa-se à 151 metros.

Santa Maria divide-se em 10 distritos e 50 bairros. 41 bairros estão situados no distrito da Sede e os outros 9 cada um em um distrito homônimo.

 ver · editar História

A história conhecida sobre Santa Maria começa no final do século XVIII. E tem como pontos importantes em sua história os períodos:

Mapa do que vem a ser, hoje, a área central de Santa Maria em 1849. Elaborado pelo engenheiro e agrimensor alemão Johann Martin Buff.
 ver · editar Subdivisão aleatória
Localização do bairro Nonoai no distrito da Sede.
Localização do bairro Nonoai no distrito da Sede.

Nonoai é um bairro do distrito da sede, no município gaúcho de Santa Maria, no Brasil. Localiza-se na área central da cidade.

O bairro Nonoai possui uma área de 0,6009 km² que equivale a 0,49% do distrito da Sede que é de 121,84 km² e 0,0335% do município de Santa Maria que é de 1791,65 km².

 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
 ver · editar Geografia
Santa Maria e seus arredores num raio de cerca de 100 km.

Sobre a Geografia de Santa Maria são pontos importantes a destacar:

  • Sua altitude varia de 49 a 485 metros.
  • Divide-se em 10 distritos que subdividem-se em 50 bairros.
  • Possui uma expressiva população e extensão territorial com bairros desde completamente rurais a bairros que são verdadeiros centros urbanos.
  • É um importante entroncamento rodo-ferroviário do estado.
  • Destaca-se por ser um importante pólo econômico do estado com destaque à prestação de serviços.
 ver · editar Artigo relacionado aleatório
Brasão.
Brasão.

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), também conhecida como Brigada Niederauer, é uma das Grandes Unidades (GU) do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Santa Maria, no estado doRio Grande do Sul. É subordinada à 3ª Divisão de Exército, sediada em Santa Maria. Seu nome histórico faz referência ao Coronel João Niederauer Sobrinho.


 ver · editar Você sabia? - aleatório

...que o primeiro Aeroporto de Santa Maria situava-se no atual São Valentim?

...que a estação ferroviária de Camobi na verdade situa-se em Arroio Grande pois a ferrovia é o limite entre os dois bairros naquele local?

...que em 1800, Santa Maria foi pela primeira vez representado em documento cartográfico?

 ver · editar Projeto "Vamos todos wikificar Santa Maria"
Participe das discussões gerais sobre artigos relacionados à Santa Maria

Os artigos relacionados a Santa Maria estão evoluindo porém há muitas coisas a serem feitas. Por isso estamos criando este projeto que tem por finalidade melhorar os artigos de Santa Maria, inclusive com a sua ajuda.

Entre as coisas a fazer estão melhorar os textos, fazer correções ortográficas, conseguir imagens, fazer pesquisas bibliográficas, colocar referências em trechos de textos, traduzir artigos para outros idiomas, entre muitas outras coisas.

Se você não é um wikipedista ainda, não tem problema, você vai ganhando experiência. O importante é começar. Você ao se alistar pode colaborar como, quando, quanto, onde e se quiser colaborar. E o melhor de tudo é que você pode colaborar nos temas de sua preferência e/ou que você tem maior conhecimento.

Precisamos de ajuda em
  • Santa Maria em outros idiomas — precisamos criar/editar artigos relacionados a Santa Maria em outros idiomas. Se você não tem experiência em Wikipédia não há problema, nós damos o suporte e você o conhecimento em tradução.
  • Santa Maria em fotos — fotos falam por si. Siga o link para sugerir fotos, ver fotos sugeridas, saber como colocar suas fotos na wikipédia e muito mais.
  • Referências em artigos — as referências dão credibilidade aos artigos, por isso são muito importantes.
  • Correção de textos — um texto bem escrito, coeso, e que segue a gramática, sem erros de ortografia e concordância é muito mais gostoso de se ler.
  • Mapeamento de Santa Maria — Um banco de dados com informações geográficas e livres sobre a cidade de Santa Maria, também é importante para ilustrar e enriquecer os artigos sobre a cidade. Conheça e colabore com o Open Street Map, o wiki dos mapas livres. Veja como está o mapa de Santa Maria atualmente.


 ver · editar Wikimedia
Santa Maria no Wikinotícias     Santa Maria no Wikiquote     Santa Maria no Wikilivros     Santa Maria no Wikisource     Santa Maria no Wikcionário     Santa Maria na Wikiversidade     Santa Maria no Wikivoyage     Santa Maria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Santa_Maria_Rio_Grande_do_Sul
 ver · editar Portais

Portais relacionados e de outros municípios gaúchos


Erechim

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Brasil