Portal:Taylor Swift

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seja bem-vindo ao portal de Taylor Swift. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

 ver · editar Taylor Swift

Taylor Alison Swift (Reading, 13 de dezembro de 1989) é uma cantora e compositora norte-americana. Uma das mais populares cantoras da atualidade, ela é conhecida por canções narrativas sobre sua vida pessoal, que receberam bastante atenção da mídia.

Seu álbum de estreia autointitulado foi lançado em outubro de 2006 e vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado cinco vezes platina e colocou cinco singles entre os dez mais da parada country e o top 40 da Hot 100 da Billboard. Em 2007, ela recebeu o prêmio revelação Horizon Award no CMA Awards. Em 11 de novembro de 2008, ela lançou seu segundo álbum, Fearless, que ficou em primeiro lugar na Billboard 200 durante onze semanas consecutivas e foi o disco mais vendido nos Estados Unidos em 2009, com seis milhões de cópias. Com singles de sucesso internacional como "Love Story" e "You Belong with Me", marcou a expansão internacional do sucesso de Swift, terminando entre os 20 álbuns mais vendidos no mundo em 2008. Também rendeu diversos prêmios a ela, como melhor videoclipe feminino no VMA, 4 CMA Awards, incluindo Entertainer do Ano, 5 American Music Awards, incluindo Artista do Ano, e 4 Grammy Awards, incluindo o de álbum do ano.

Taylor compôs e co-produziu todas as canções de seu terceiro álbum, Speak Now, lançado em outubro de 2010. Ele estreou na primeira posição da parada de álbuns Billboard 200, vendendo pouco mais de um milhão de cópias na primeira semana nos Estados Unidos. Pela canção "Mean", Swift ganhou mais dois Grammys. O quarto álbum, Red, lançado em outubro de 2012, teve a melhor semana de vendas no ano e rendeu a Swift seu primeiro single a liderar a tabela de singles Billboard Hot 100, "We Are Never Ever Getting Back Together". Seu quinto álbum de estúdio, o pop-focado 1989, vendeu 1,2 milhão de cópias apenas na semana de lançamento e tornou-se o álbum que mais vendeu em sua semana de estreia desde 2002. Foi o disco mais vendido do ano nos Estados Unidos e o segundo mundialmente. O disco produziu sete singles, sendo que três deles culminaram a tabela Hot 100, da Billboard: "Shake It Off", "Blank Space" e "Bad Blood". O disco ainda lhe rendeu mais três Grammys, incluindo seu segundo na categoria Álbum do Ano. A turnê do álbum 1989 foi a mais lucrativa de 2015. Durante sua carreira, Swift ganhou apelidos honorários como "princesa do country" e "America's Sweetheart".

 ver · editar Artigo selecionado

Fearless (Taylor's Version) é o primeiro álbum de estúdio regravado da cantora e compositora estadunidense Taylor Swift, lançado em 9 de abril de 2021 pela Republic Records, quatro meses após o nono álbum de estúdio da cantora, Evermore (2020). Fearless (Taylor's Version) é o primeiro de seis álbuns regravados que Swift planeja lançar, a fim de tornar-se proprietátia das gravações master de seu catálogo mais antigo. Gravado com novos vocais, Fearless (Taylor's Version) contém todas as 19 faixas da Platinum Edition de seu segundo álbum de estúdio Fearless (2008), seu single da trilha sonora do filme Valentine's Day (2010), "Today Was a Fairytale", e seis canções adicionais "From the Vault", que não entraram no lançamento original de 2008. Fearless (Taylor's Version) replica a instrumentação da gravação de 2008, produzida por Swift e Christopher Rowe; Jack Antonoff e Aaron Dessner co-produziram as faixas "Vault" com Swift.

Continue lendo →
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia