Portal:Tunísia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coat of arms of Tunisia.svg Bem vindo ao
Portal da Tunísia
Dune 4.jpgMosquée Zitouna Kassus.jpgDoorDarBenAbdallahMedinaTunis.JPGAval barrage Lakhmess.JPGRuines4.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira da Tunísia
Brasão de armas da Tunísia
Mapa de Localização

A Tunísia (árabe:Tūnis - تونس ' ), oficialmente República Tunisina, é um país da África do Norte e, que pertence a região do Magrebe. É limitada ao norte e o leste pelo mar Mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da Ilha de Pantelária e das Ilhas Pelágias. Possui fronteira ocidental com a Argélia (965 km) e a leste e sul sobre a Líbia (459 km). A sua capital e maior cidade é Tunes, que está situada no nordeste do país.

Quase 40% da superfície do território é ocupados pelo deserto do Saara, o restante é constituído de terras férteis, berço da Civilização Cartaginesa que atingiu o seu apogeu no Século III a.C., antes de sucumbir ao Império Romano.

Muito tempo foi chamada Regência de Túnis, nomeada sob a dominação otomana, a Tunísia passou sob protetorado francês em 1881, adquirindo a independência em 20 de Março de 1956, o país toma a denominação oficial de Reino da Tunísia com o final do mantado de lamina Bey que, no entanto, não levou nunca o título de rei, é proclamada a república, em 25 de Julho de 1957.

É integrada às principais comunidades internacionais, Tunísia faz igualmente parte da Liga Árabe, da União Africana e à Comunidade dos estados de Sahel-Saharan, entre outras.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Chasseurs francês em posto em Tunis, 1881.

A conquista francesa da Tunísia ocorreu em duas fases em 1881: a primeira (28 de maio - 12 de abril) que consistiu na invasão e fixação no país antes da assinatura de um tratado de proteção; e a segunda (10 de junho - 28 de outubro), constituiu na supressão de uma revolta. O Protetorado Francês da Tunísia, que foi criado durou até a independência da Tunísia em 20 de março de 1956.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Estátua de Ibn Khaldun em Tunes.

Abu Zayd 'Abd al-Rahman ibn Muhammad ibn Khaldun al-Hadrami (عبد الرحمن بن محمد بن خلدون الحضرمي) ou Ibn Khaldun (27 de Maio de 1332/ah732 - 19 de Março de 1406/ah808) foi um polímata árabe[1] [2]astrônomo, economista, historiador, jurista islâmico, advogado islâmico, erudito islâmico, teólogo islâmico, hafiz, matemático, estrategista militar, nutricionista, filósofo, cientista social e estadista — nascido no norte da África, atual Tunísia.[3]

Referências

  1. Liat Radcliffe, Newsweek (cf. The Polymath by Bensalem Himmich, The Complete Review).
  2. Marvin E. Gettleman and Stuart Schaar (2003), The Middle East and Islamic World Reader, p. 54, Grove Press, ISBN 0-8021-3936-1.
  3. Adem, Seifudein (2004). Decolonizing Modernity Ibn-Khaldun and Modern Historiography 570–587 [580–1] pp. International Seminar on Islamic Thought. Página visitada em 2008-09-19.."Alguns escritores contemporâneos alegam que Ibn Khaldun descende de antigas tribos árabes iemenitas, enquanto os escritos do próprio Ibn-Khaldun indicam que ele foi genealogicamente relacionado com os berberes do norte da África. (Enan 1975: 3-4)"
Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Nefta3.jpg
Vista da cidade de Nafta, julho 2007.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que 37% do PIB da Tunísia é investido em educação?

... que a Tunísia está classificada globalmente em 11º em termos de qualidade do sistema educativo?

... que 164 colunas da Mesquita Zaytuna foram originalmente retiradas do sítio de Cartago?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Tunísia


Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver