Portal:Zoologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Bem-vindo ao Portal de
Zoologia
Animalia diversity-2.jpgAnimaldiversity.jpgArthropoda.jpgAnimal diversity October 2007 for thumbnail.jpg
Cartella blu.jpg
P biology.svg
ver    

Zoologia (do grego: Ζώο, zoon "animal", e λόγος, -logos "estudo") é um ramo da biologia que estuda a estrutura, fisiologia, comportamento, evolução e classificação dos animais. Aristóteles é considerado o "pai da zoologia" por ter sido o primeiro a moldar um sistema que permitia classificar os animais de acordo características em comum. Raízes da disciplina também podem ser encontradas na Arábia e China. A zoologia científica nasceu no século 16 com o despertar de um novo espírito de exploração e observação, e também com o advento dos estudos de anatomia e fisiologia. Alemanha e Inglaterra foram os principais centros de desenvolvimento da zoologia moderna. Na atualidade, a zoologia apresenta várias subdivisões, como anatomia comparada, fisiologia animal, biologia molecular, etologia, paleontologia, taxonomia, sistemática, filogenia, cladística, biologia evolucionista, ecologia comportamental, biogeografia e filogeografia, além das áreas de estudos específicos como malacologia, entomologia, ictiologia, herpetologia, ornitologia e mastozoologia.

O reino Animalia (do latim: animus, "fôlego vital", "alma") foi descrito por Linnaeus em 1758 e constitui o principal grupo de interesse na zoologia. Compreende mas de 1,5 milhões de espécies descritas e continua crescendo a cada ano, com novas descobertas e também através de estudos mais apurados nas espécies já conhecidas. Informalmente os animais podem ser divididos em invertebrados e vertebrados. A classificação interna do reino é ainda controversa e disputada, com vários esquemas classificatórios. Tradicionalmente pode ser dividido em três subreinos: Parazoa, Mesozoa e Eumetazoa. Animais possuem várias características que os unem e também os separam de outros organismos, como fungos e plantas. São eucariontes, multicelulares e heterotróficos. Não possuem parede celular. Todos são móveis, nem que a mobilidade esteja presente em apenas uma fase da vida. E na maioria, o embrião passa por um estágio de blástula, característica exclusiva do reino animal.


* Lista de zoologistas * Código Internacional de Nomenclatura Zoológica * Zootaxonomia * Campos de estudo da zoologia

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Um hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis) no zoológico de Bristol, Inglaterra.

O hipopótamo-pigmeu (nome científico: Choeropsis liberiensis) é uma espécie de mamífero da família Hippopotamidae, nativo das florestas e pântanos da África Ocidental. É uma das duas espécies viventes da família dos hipopótamos, e a única espécie atual do gênero Choeropsis. Ao contrário do hipopótamo-comum, é uma espécie mais adaptada ao ambiente terrestre, motivo pelo qual apresenta diversas características morfológicas distintas e mais relacionadas com os habitats florestais em que vive. Devido aos hábitos furtivos e noturnos, pouco se conhece a respeito do comportamento social, reprodutivo e alimentar do hipopótamo-pigmeu.

É uma espécie ameaçada de extinção, sendo considerada em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Sua área de distribuição diminuiu drasticamente nos últimos trinta anos, principalmente pelo desmatamento, que fragmentou as populações. A guerra civil na região também influenciou negativamente as populações de hipopótamos, principalmente na Libéria. Duas subespécies são conhecidas, cujas populações estão separadas, por cerca de 1 800 km, pelo corredor Togo-Daomé. A subespécie nigeriana encontra-se possivelmente extinta, sendo registrada somente por alguns crânios coletados na década de 1940 pelo explorador colonial britânico Ian Robert Penicuick Heslop.

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    


Artigos para revisar/reciclar: Artigos a revisar sobre Zoologia




Cartella blu.jpg
Nuvola apps kmix.png
ver    
Current events
  • 28 de abril de 2013: Morre aos 89 anos o zoólogo Paulo Emílio Vanzolini.
  • 1 de novembro de 2012: China comemora o nascimento de oito pandas.
  • 30 de outubro de 2012: Nove novas espécies de tarântulas são identificadas nas regiões central e leste do Brasil.
  • 29 de outubro de 2012: Uma nova espécie de lagarto, Ctenotus ora, descoberta nas redondezas da cidade de Perth na Austrália Ocidental, já se encontra ameaçada pelo crescimento urbano.
Cartella blu.jpg
Gnome-application-bluefish-project.svg
ver    
  • ... o gênero Fedexia foi nomeado em homenagem a companhia FedEx, proprietária da terras onde o holótipo foi descoberto?
  • ...escorpiões da espécie Tityus serrulatus reproduzem-se sem a presença dos machos (inexistentes), por um processo denominado partenogênese?
  • ... a expressão "lágrimas de crocodilo" vem do facto de os crocodilos lacrimejarem quando comem as presas?
  • ... o coração da Girafa mede 70 centímetros e pesa cerca de 11 quilogramas?
Cartella blu.jpg
Zusatzzeichen 1006-37.png
ver    
Cartella blu.jpg
Portal.svg
ver