Portal Discussão:Medicina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vamos por partes Alegre[editar código-fonte]

Acho que quebrar o portal em partes a serem inseridas como se fossem templates torna mais viável a manutenção e atualização do portal. Não sei se isso implicaria em problemas de "caching" no servidor. Parece que apenas as páginas no Namespace Predefinição (Template) são automaticamente atualizadas quando as páginas que as "chamam" são carregadas. Porém, parece que a solução é simples, sempre que se carregar algo novo para alguma "subpágina" (que será carregada na página principal do portal como uma Predefinição (template)) basta editar qualquer coisa (um espaço) e salvar novamente a página principal como alteração mínima que ela recarrega todos os templates. É isso mesmo Nuno ?!? -- Abinoam Jr. msg 11:22, 27 Julho 2005 (UTC)

Creio que não haja problemas quanto a isso, pois vários portais já funcionam assim. E facilita muito mesmo, principalmente na parte edição. Bom, gostei muito do visual desse portal. Só não entendi o porque da predefinição de ciencia estar por aqui. E estou sentindo falta da caixa de "Colabore" .. com artigos pedidos, e para desenvolver.. etc.. Acho que é para isso que o portal serve.. Outra coisa, seria legal se fosse criado um projeto paralelo, sobre medicina para desenvolver os verbetes sobre Medicina. Eu não sei nadinha sobre o assunto haha .. Mas posso ajudar no que estiver a meu alcance ;) Abraços.. Gabriel:ahn? 22:06, 16 Fevereiro 2006 (UTC)

O símbolo atual do portal é o caduceu de Mercúrio, enquanto o símbolo correto é o bastão de Esculápio. A predefinição {{esboço-medicina}} usa o símbolo correto. Fontes:

Leonardo Ferreira Fontenelle 15:23, 9 Junho 2006 (UTC)

Já troquei. — Leonardo Ferreira Fontenelle 07:08, 19 Junho 2006 (UTC)

Especialidades médicas e suas áreas de atuação[editar código-fonte]

Proposta:
As especialidades médicas são muito imbricadas, ou seja: torna-se difícil subdividi-las em Medicina Interna, Cirurgia, Mistas e Outras.
No Brasil o Conselho Federal de Medicina optou por uma longa lista, subdividindo e categorizando a medicina em: especialidades médicas e suas áreas de atuação.[1]
Proponho seguir este padrão na subdivisão da medicina, e acrescentar as peculiaridades locais de cada país Lusófono.
--RobertoLyra 14:34, 14 Junho 2006 (UTC)

Acho que a organização dos artigos sobre especialidades, áreas de atuação, sistemas, doenças, sintomas, tratamentos etc. poderia ser melhor debatida online, que aí resolveríamos isso de uma vez, mesmo que fique como está; sugiro um canal #pt.wikipedia-medicina em irc.freenode.net. O principal seria determinar a melhor hora! Estarei disponível segunda-feira 2006-06-19 em horário comercial, horário de Brasília (UTC -03:00); durante o feriado estarei indisponível, num congresso (MFC em Sampa); após segunda-feira estarei disponível à noite, em horário de Brasília. — Leonardo Ferreira Fontenelle 16:10, 14 Junho 2006 (UTC)
Ver discussão do projeto MedicinaLeonardo Ferreira Fontenelle 07:07, 19 Junho 2006 (UTC)
A divisão atual é apenas para possibilitar uma guia de navegação digerível. Imagine se fizéssemos um menu contendo todas as especialidades E sub-especialidades. Esse menu seria muito maior que a maioria dos artigos sobre especialidades. Ademais, as especialidades constantes respeitaram rigorosamente as citadas na resolução do CFM. Veja em Residência médica -- Abinoam Jr. msg 04:08, 22 Junho 2006 (UTC)
A lista do CFM é um ótimo ponto de partida, mas as especialidades não são as mesmas de um país para o outro. Se não me engano, todos os artigos sobre especialidades são esboços, de forma que sou a favor de criar um único artigo explicando o que é e quais são as especialidades médicas, o qual teria ligações para eventuais "artigos principais" (se uma especialidade tiver material suficiente para um artigo só seu). —Leonardo Ferreira Fontenelle 04:33, 27 Junho 2006 (UTC)
Oi Leonardo, quando você diz, "criar um único artigo explicando o que é e quais são as especialidades médicas... é justamente esse o problema. Nesse ponto eu acho que tem-se que partir de entidades "oficiais". O que é uma especialidade em um país, não é em outro. E até mesmo em contextos sociais. Por exemplo alguém pode falar que Iridologia é uma sub-especialidade da oftalmologia, quando na verdade não é oficialmente aceito nem como ciência. Esse sim é um caso em que a citação da fonte (listas de entidades oficiais) é o que faz diferença na discussão -- Abinoam Jr. msg 21:04, 26 Julho 2006 (UTC)

Discussões sobre sub-especialidades e pontos duvidosos à parte, existem alguns erros bem nítidos na divisão das especialidades. Coloproctologia e Urologia não são especialidades "mistas" e sim Cirúrgicas, uma vez que para se especializar em uma dessas áreas o Médico precisa ser Cirurgião Geral antes. Já Neurocirurgia é o que pode ser chamado de "mista" ou Clínico-Cirúrgica, pois não há pré-requisito em Cirurgia Geral. Lembrando que todas as especialidades Cirúrgicas e Clínico-Cirúrgicas cuidam de patologiaas que podem ou não ser passíveis de tratamento cirúrgico.

Da Medicina à Saúde[editar código-fonte]

Está para ser encerrada uma votação no projeto de Medicina, renomeando tanto o projeto quanto o portal de Medicina para Saúde. Pelo andar da carruagem, ganhará a proposta de mudar o nome. Quanto ao projeto, é fácil, mas além no portal além de mudar o nome é preciso mudar o portal em si para se adequar ao título. Algum candidato? —Leonardo Ferreira Fontenelle 00:23, 16 Julho 2006 (UTC)

Ficou decidido pela mudança. O Portal da Saúde já está em construção, já que o Lijealso arregaçou as mangas e preferiu começar um do zero; o projeto já foi renomeado. —Leonardo Ferreira Fontenelle 02:54, 17 Julho 2006 (UTC)

Algumas sugestões para as secções do portal de saúde? Lijealso msg 02:56, 17 Julho 2006 (UTC)

Creio que isso seria mais ou menos igual às séries de artigos que temos que organizar no projeto. Uma seção listando as profissões, isso com certeza; aí vai uma para a anatomia, outra para afecções, outra para modalidades terapêuticas et cetera. —Leonardo Ferreira Fontenelle 04:02, 18 Julho 2006 (UTC)

Na questão que coloquei estava mais a pensar no que poderia ser colocado nas seguintes secções:

  • Artigo em destaque
  • Imagem em destaque
  • Sabia que..?

Lijealso msg 04:10, 18 Julho 2006 (UTC)

Portal Medicina e Parcialidade[editar código-fonte]

O sr. usuário 200.193.80.220 parece desconhecer as regras da wikipedia. A imparcialidade é fundamental em qualquer texto. Dessa forma, o conteúdo:

"Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais, compostas por eminentes intelectuais relacionados à área de saúde, estabeleceram um novo paradigma da abordagem em medicina. Portanto, é necessário que se repense, reconheça e regulamentize a Medicina como ela é, não em detrimento de outras faculdades de conhecimento, ou supervalorização da mesma. Diga não ao ato médico. Ele é prejudicial a Saúde. http://www.crbm1.com.br"

Não cabe na introdução do portal medicina. Sua opinião sobre o ato médico deve ser deixada em outro local.

Grato, Gusloureiro (discussão) 14h50min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Plasma rico em plaquetas[editar código-fonte]

Ver Wikipedia:Páginas para eliminar/Plasma rico em plaquetas. - Eastmain (discussão) 19h35min de 1 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Colaboradores, esta discussão não é editada há mais de três anos! O artigo Saúde no Brasil precisa ser melhorado. Adicionei uns textos com fontes (estava tão fraquinho) mas ainda precisa mais. As fontes inseridas tem muitas informações atuais e ficam como sugestão para a pesquisa.

PauloMSimoes (discussão) 14h39min de 31 de março de 2013 (UTC)[responder]



Edições menores[editar código-fonte]

Olá a todos! Gostaria de saber se há páginas onde eu possa contribuir com edições menores. Como não tenho conhecimento técnico sobre o tema, mas me interesso em lê-lo, poderia contribuir não com conteúdo, mas com formatação adequada. Correções ortográficas, citações faltantes, essas coisas.

Eclisboa (discussão) 13h32min de 6 de junho de 2013 (UTC)[responder]

Prezado Eclisboa, tudo bem? Já que está disposto a colaborar, poderia ajudar no artigo Saúde no Brasil. Estive fazendo umas edições, inseri fontes... mas não sou especialista. Apenas resolvi abraçar este trabalho, pela importância do tema. Falta inserir mais tabelas e atualizar o texto, principalmente na parte final. Um abraço! PauloMSimoes (discussão) 14h53min de 6 de junho de 2013 (UTC)[responder]