Porto de Aveiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Porto aveiro)
Porto de Aveiro
Porto de Aveiro
Entrada do Terminal Norte (2014)
Localização
País Portugal Portugal
Localização Gafanha da Nazaré, Ílhavo, Aveiro
Coordenadas 40° 38′ 56″ N, 8° 42′ 52″ O
Detalhes
Proprietário Administração do Porto de Aveiro, S.A. (APA)
Estatísticas
Website https://portodeaveiro.pt/

O Porto de Aveiro é um porto situado no distrito de Aveiro, inserido numa laguna que constitui a Ria de Aveiro. É uma zona classificada como zona de protecção especial (ZPE), que assume uma especial importância para variadíssimas espécies, no que respeita à conservação de zonas húmidas. Este porto tem por objectivo a movimentação de vários tipos de mercadorias, dispõe de vários terminais, onde se faz a movimentação de granéis sólidos ou líquidos, carga geral, entre outras mercadorias. Possui ainda terminais destinados à movimentação de pescado.[1]

Este porto fornece a região Centro e Norte de Portugal, e a zona centro de Espanha.

É administrado pela Administração do Porto de Aveiro, S.A. (APA), sociedade de capitais exclusivamente públicos que sucedeu à Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA), entidade esta, já extinta.

A Capitania do Porto de Aveiro que se encontra sediada no Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, superintende sobre, na costa, desde o Monte Negro, a sul da Praia de Cortegaça até à margem sul da lagoa de Mira, e nos portos, rios, rias e lagoas de toda a Ria de Aveiro e o Rio Vouga até à ponte do caminho de ferro.[2]

Terminais[editar | editar código-fonte]

Terminal Norte[editar | editar código-fonte]

Este terminal possui um cais de 900 metros de comprimento e 328 000 m² de terraplenos. A área de armazenagem com cobertura é formada por oito armazéns, sendo que destes oito, dois são para recepção e armazenamento de cimento a granel. Possui um outro cais de serviços com 250 metros designado a embarcações de apoio. Este terminal destina-se essencialmente à movimentação de carga geral e granéis sólidos, e tem como principais mercadorias movimentadas o cimento, cereais, pasta de papel, aglomerados de madeira e argilas.

Terminal roll on roll off[editar | editar código-fonte]

É um terminal com um cais de 450 metros de comprimento, 138 000 m² de terraplenos bem infra-estruturados e com zonas destinadas ao parqueamento, embarque e desembarque. Possui fundos à cota de -12 m ZH.

Terminal de granéis líquidos[editar | editar código-fonte]

Este terminal é constituído por três pontes-cais que são exploradas por entidades privadas, que se dedicam à movimentação e armazenamento de várias mercadorias, como por exemplo o cloreto de vinilo, combustíveis, anilinas, MDI, metanol e vinho. É um terminal especializado, que se dedica unicamente ao tráfego de granéis liquidos.

Terminal de granéis sólidos[editar | editar código-fonte]

O terminal de granéis sólidos, é constituído por 750 metros de cais e uma área de 150 000 m². Apresenta um grande potencial de exploração para as indústrias com ligação ao sector alimentar, cerâmico e de construção. Este terminal, foi criado para que fosse possível dar resposta às áreas dos granéis agro-alimentares e não alimentares, e destina-se essencialmente á movimentação de granéis sólidos.

Terminal Sul[editar | editar código-fonte]

É a instalação portuária mais próxima da cidade de Aveiro, e apresenta um cais com 400 metros de comprimento, cerca de 47 000 m² de terraplenos e fundos à cota de – 7,00 m ZH. Possui uma área com cobertura, constituída por um telheiro e três armazéns, dois dos quais se destinam à recepção e armazenamento de cimento a granel. A exploração comercial deste terminal está a cargo da Sociedade de Cargas Portuárias (Socarpor), em regime de serviço público. Neste terminal movimenta-se essencialmente cimento, cereais, sal, caulino, argilas, perfilados metálicos e pasta de papel.

Portos de pescado[editar | editar código-fonte]

O porto de Aveiro possui ainda, para além dos terminais referidos acima, mais três preparados para a circulção de pescado, algumas áreas que estão ocupadas por estaleiros navais e outras onde se estão a construir novas infra-estruturas portuárias.

Porto de pesca do largo[editar | editar código-fonte]

Este terminal tem cerca de 1950 metros, possui fundos à cota de – 7,00 m (Z.H.), e a ele estão ligadas cerca de 18 pontes-cais. Esta área serve essencialmente os armadores de pesca do largo, bem como as indústrias de processamento de pescado.

Terminal especializado de descarga de pescado[editar | editar código-fonte]

Ligado à ponte-cais número doze do porto de pesca acima referido, este terminal possui um cais de 160 metros de comprimento e uma plataforma onde se encontram algumas infra-estruturas necessárias ao funcionamento desta unidade.

Porto de pesca costeira[editar | editar código-fonte]

Aqui procede-se à descarga, e posterior comercialização, do pescado que é feito por embarcações de pequeno porte, isto porque este porto está dotado de infra-estruturas terrestres e marítimas destinadas a esse fim.

Porto de abrigo para pequena pesca[editar | editar código-fonte]

Este porto está situado perto de porto de pesca costeira, possui um edifício de apoio aos 72 armazéns de apresto, e a ele, estão ligados dois passadiços flutuantes, que tem capacidade para 136 embarcações.

Mercadorias[editar | editar código-fonte]

Durante o mês de Abril de 2008, foram transportadas por 96 navios, cerca de 317 toneladas de mercadorias no porto de Aveiro, constituindo desta forma o quinto melhor mês até à data, e apresentando um crescimento do tráfego de mercadorias em relação a igual período de Janeiro a Abril de 2007, de cerca de 2,95 por cento, segundo a APA. A carga geral e os granéis líquidos apresentam um crescimento de 20,6 por cento, e 15,62 por cento, respectivamente. O clínquer é a mercadoria mais movimentada, cerca de 9,2 por cento do total, apresentando ainda um crescimento de 50,6 por cento em relação ao ano de 2007. Quanto aos grupos de mercadorias, evidenciam-se os produtos metalúrgicos e os florestais, com 22,0 por cento e 19,4 por cento respectivamente, do total das mercadorias movimentadas.

Acessos[editar | editar código-fonte]

Os principais acessos terrestres ao porto de Aveiro são, a auto-estrada A1, que faz a ligação entre o Porto e Lisboa, a auto-estrada A17 (entre Aveiro e a Marinha Grande/A8), e a auto-estrada A25, a qual faz ligação de Aveiro a Vilar Formoso, passando pelo interior centro de Portugal, e por conseguinte, permitindo uma ligação ao centro de Espanha.

Quanto aos acessos ferroviários, a Rede Ferroviária Nacional (REFER) lançou em 2007 o concurso para a construção da segunda fase do acesso ferroviário ao porto de Aveiro. O investimento previsto para a empreitada é de 14 milhões de euros, e prevê-se a sua conclusão em 2009. O concurso prevê terraplenagens e drenagens do ramal ferroviário entre o viaduto de acesso à ponte da Gafanha e o porto de Aveiro.

No dia 27 de Março de 2010, foi inaugurado o Ramal do porto de Aveiro que entronca a Linha do Norte.[3]

Plano de segurança[editar | editar código-fonte]

Este porto possui um plano de emergência interno (PEI), assistido por computador, no qual constam todos os comportamentos a ter, face a uma situação de emergência, para que a satisfação das necessidades legais em vigor sejam garantidas, e para que seja possível dar resposta às questões relativas à segurança das pessoas e do meio ambiente.[4]

Existe uma torre de segurança situada no edifício-sede da APA, que possui um avançado equipamento de controlo e vigilância, constituído por um radar portuário, uma estação fixa de GPS com uma margem mínima de erro, cerca de 20 mm, e uma estação de meteorologia, que se destina essencialmente ao apoio do sistema integrado para auxílio à tomada de decisão em caso de acidente grave (RISCAV).

Existe ainda no forte da barra, um posto de socorros a náufragos, que está equipado com material de salvamento e um barco salva-vidas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Wayback Machine». web.archive.org. 27 de setembro de 2006. Consultado em 30 de junho de 2020 
  2. «Capitania do Porto de Aveiro». Autoridade Marítima Nacional. 2023. Consultado em 20 de março de 2023 
  3. «Porto de Aveiro: Terminal ferroviário "é de maior importância para a economia" 27/03/2010». 27 de março de 2010. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  4. Normas de Segurança Marítima e Portuária do Porto de Aveiro no portal da Autoridade Marítima Nacional
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Porto de Aveiro

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]