Posição de Fowler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada ( 45º) usada para tratamento de pacientes com dispnéia após cirurgia de tireóide,abdominal e/ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem e em alguns casos de pneumonia,uma vez que esta posição afasta os órgãos abdominais do diafragma aliviando a pressão sobre a cavidade torácica, permitindo que os pulmões se insuflem de maneira mais eficaz melhorando a relação ventilação/perfusão pulmonar diminuindo as áreas de shunt pulmonar e ainda que o paciente se alimente com maior facilidade. Também largamente utilizada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal), visando relaxar a tensão nas suturas entre o abdômen inferior e flancos com as regiões suprapubianas, inguinais e ilíacas, ou em mamoplastias, rinoplastias e ritidoplastias, objetivando reduzir incidência de edemas ou hematomas pós-operatórios. Também é usada como prevenção de aspiração pelas vias respiratórias de secreções ou vômitos em pacientes com nível de consciência rebaixados (por exemplo: período pós-cirurgico imediato, intoxicações, traumas crânio-encefálicos, etc)

Posição de fowler em relação a radiologia é um posicionamento em que o paciente é colocado em decúbito dorsal com a cabeça mais alta que os pés.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.