Post-punk revival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Post-Punk Revival
Origens estilísticas New wave
Britpop
Indie rock
Pós punk
Rock Alternativo
New wave of new wave
Contexto cultural Início dos anos 2000, Reino Unido e Estados Unidos
Instrumentos típicos Guitarra - Baixo - Bateria, Teclados
Popularidade Grande nos anos 2000

Post-punk revival é um movimento do rock alternativo dos anos 2000 influenciado principalmente pelo pós-punk e o punk rock do final dos anos 70. Se tornou mais eminente nos Estados Unidos e na Inglaterra, mais precisamente em Londres e Nova York. O estilo mistura as guitarras do punk, "riffs" vindo de bandas como Television e Gang of Four, os teclados da New Wave e, algumas vezes, música eletrônica.

Primeiramente, o termo pós-punk foi cunhado para descrever os grupos que, no final dos anos 70 e começo dos anos 80, começaram a experimentar, a partir do punk, e com melhorias na estrutura musical, temas líricos, e ao mesmo tempo mantendo a posição iconoclasta do punk. Fazem parte desta época: The Cure, Joy Division, Public Image Ltd., Killing Joke, The Psychedelic Furs, Gang of Four, Talking Heads, XTC, Echo and The Bunnymen, The Raincoats, Wire, e Magazine.

A partir do ano 2000, o termo pós-punk começou a aparecer na mídia novamente, com uma série de críticos trazendo o rótulo à tona, para descrever as novas bandas que compartilham a estética musical das originais.The Libertines,The Strokes, Arctic Monkeys,The Rapture, The Killers, Liars, Interpol, Franz Ferdinand, Futureheads, The Cribs e Bloc Party são os primeiros sucessos comerciais desse projeto de reviver o interesse da mídia no movimento.

Essa segunda onda do pós-punk incorpora elementos de dance music e gêneros que fazem parte do movimento dance punk, da mesma forma que o movimento original foi influenciado pelos estilos Krautrock, Dub, e Disco dos anos 70. O crítico Simon Reynolds aponta que essas bandas geralmente são influenciadas de uma tendência mais angular, como Wire e Gang of Four.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.