Postsecret

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

PostSecret é um projecto de arte via correio, criado por Frank Warren, no qual as pessoas partilham os seus segredos de forma anónima através de um postal feito em casa. Os segredos recebidos por correio são depois seleccionados e publicados no site, ou utilizados em livros e exposições.

História[editar | editar código-fonte]

Frank Warren, fundador do PostSecret

O conceito simples do projecto foi o de que anónimos poderiam elaborar um postal onde partilhavam um segredo que nunca tinham revelado a ninguém. Nenhuma restrição é feita em relação ao conteúdo do segredo; apenas tendo este de ser verdadeiro e nunca antes revelado. Os segredos recebidos vão desde a revelação de actos sexuais, crimes, desejos, hábitos, esperanças e sonhos. Os segredos pretendem ajudar tanto o autor como aqueles que os vão ler. Frank Warren afirma que os postais inspiram aqueles que os lêem, ajudam aqueles que os escrevem, e dão esperança a pessoas que se identificam com o segredo de um qualquer estranho, criando-se assim uma comunidade anónima de aceitação.1

O site que começou como uma experiência no Blogspot, era actualizado todos os Domingos com 10 novos segredos, tendo todos eles um estilo relativamente constante, dando a entender aos participantes como deveriam apresentar os seus segredos. Recentemente são apresentados aproximadamente 20 postais todas as semanas.

Actualmente Warren participa em palestras em várias universidades, falando sobre a multiplicidade de segredos que caracterizam a nossa sociedade actual. Uma exposição com milhares de postais recebidos viaja também pelos Estados Unidos.

Livros[editar | editar código-fonte]

Postais seleccionados, incluindo alguns que nunca estiveram no website, foram publicados no livro PostSecret: Extraordinary Confessions from Ordinary Lives (ISBN 0-06-089919-0). O livro foi publicado pela Harper Collins/Regan Books e lançado em 1 de Dezembro de 2005.2

O segundo livro, My Secret: A PostSecret Book (ISBN 0-06-119668-1), foi lançado em 24 de Outubro de 2006.

O terceiro livro, The Secret Lives of Men and Women: A PostSecret Book (ISBN 0-06-119875-7), foi lançado em 9 de Janeiro de 2007.

O quarto livro, A Lifetime of Secrets: A PostSecret Book (ISBN 0-06-123860-0), foi lançado em 9 de Outubro de 2007.

O livro mais recente, Confessions on Life, Death, & God, foi lançado em 6 de Outubro de 2009.

Em vez de enviarem os seus segredos, muitas pessoas levam os seus postais até uma livraria e discretamente escondem-nos dentro das páginas de um livro do PostSecret.[carece de fontes?]

Warren afirmou que incluí um segredo de si próprio em cada um dos livros que edita. O seu segredo não é anónimo como os restantes; este assina-o. Por exemplo: "Sometimes when we think we are keeping a secret, that secret is actually keeping us. -Frank"1 ;

Versões Internacionais[editar | editar código-fonte]

Com a autorização de Warren, uma versão em Francês (PostSecretFrance) foi lançada em Outubro de 2007, e em Fevereiro de 2008, a versão Alemã (PostSecret auf Deutsch).

A versão em Português (PostSecretPT) foi lançada em Abril de 2010, também autorizada pelo Frank Warren.

Existem também projectos não oficiais: em Espanha (Los Secretos Dominicales), na China (PostSecretChina) e no Reino Unido (PostSecretUK).

Análogos na História[editar | editar código-fonte]

Em 1973 o livro Variable Piece 4: Secrets pelo artista conceptual Douglas Huebler (um dos seus vários trabalhos na série Variable Piece) resulta da compilação de aproximadamente 1800 segredos escritos por anónimos.

References[editar | editar código-fonte]

  1. a b Warren, F. (2006). My Secret. New York City: HarperCollins Publishers, Inc.
  2. More 'PostSecrets' Revealed, in Book Form from National Public Radio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Entrevista com Frank Warren, fundador do PostSecret