Potchefstroom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Potchefstroom
—  Cidade  —
Câmara Municipal no centro da cidade
Câmara Municipal no centro da cidade
lema City of Expertise
Motswe Wa Boitseanape
Stad van Deskundigheid
Burgers flag.svg
Potchefstroom está localizado em: África do Sul
Potchefstroom
Localização de Potchefstroom na África do Sul
26° 42' 54" S 27° 06' 12" E
País África do Sul
Província Noroeste
Distrito Dr Kenneth Kaunda
Estabelecimento 1838
Administração
 - Prefeito Congresso Nacional Africano (CNA)
Área [1]
 - Total 185,4 km²
Altitude 1,350 m (4 pés)
População (2011)[1]
 - Total 149 230
    • Densidade 800/km2 
Fuso horário TSA (UTC+2)
Código postal 2520
Código de área 018
Sítio www.potch.co.za

Potchefstroom é uma cidade acadêmica situada às margens do rio Mooi, 120 km a sudoeste de Joannesburgo, na Província Noroeste, criada em 1994 após o fim do Apartheid, na África do Sul.

Fundada em 1838, a cidade é o mais antigo assentamento populacional de descendentes de europeus no então Transvaal sul-africano e foi a primeira capital da República Sul-Africana.

Em dezembro de 1880, foram disparados na cidade os primeiros tiros da Primeira Guerra dos Boers, quando estes cercaram o velho forte da cidade. Durante a Segunda Guerra dos Boeres, os militares britânicos construiram ali um campo de concentração onde instalaram mulheres, crianças e velhos boeres.

A municipalidade de Potchefstroom, que engloba diversos assentamentos em sua vizinhança, tem uma população atual de cerca de 130 mil habitantes, dos quais 70% negros e 30% brancos, com pequena participação de descendentes de asiáticos.

A cidade é conhecida como uma cidade acadêmica por sediar a Universidade do Noroeste, uma das maiores da África do Sul, frequentada por 32 mil estudantes matriculados, além de possuir colégios básicos e de formação técnica profissional de alta qualidade.

Potchefstroom também é famosa por ser o principal centro esportivo da província, sediando associações representantes de 17 esportes e possui modernas estádios para a prática esportiva, sendo mais conhecido deles o Oval Kenneth McArthur, um estádio de atletismo em homenagem ao ex-policial da cidade que em 1912 ganhou a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo.

Referências

  1. a b Potchefstroom (em inglês) Census 2011 Government of South Africa (2011). Visitado em 10 de abril de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.