PowerBuilder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
PowerBuilder
Desenvolvedor Sybase, uma divisão da SAP
Lançamento Julho de 1992
Versão estável 12.5 (12 de agosto de 2011)
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) IDE
Licença Comercial
Página oficial http://www.sybase.com/products/development/powerbuilder

O PowerBuilder é uma linguagem de programação orientada a objetos, mas que disponibiliza recursos bastante variados, permitindo que o desenvolvedor utilize desde técnicas avançadas de programação, como orientação a objetos, até formas mais simples como programação estruturada e orientação a eventos - em um processo similar ao Visual Basic.

Esta linguagem, que trabalha com Window e DataWindow, foi desenvolvida pela PowerSoft. Esta foi adquirida pela Sybase, que agora pertence a SAP.

A DataWindow é o principal diferencial dessa linguagem, pois em um único componente é possível ler e atualizar tabelas de banco de dados, além de realizar consultas, executar "Stored Procedure" e servir como interface para o usuário. Outra característica interessante é a possibilidade de executar comando em SQL dentro do próprio código da aplicação, além de métodos de acesso a dados bastante simples e eficientes.

É um Ambiente de Programação bastante utilizado por Bolsas de Valores, o que mostra o poder da ferramenta.[carece de fontes?]

Destaca-se por ser uma ferramenta RAD (Rapid Advanced Development), o que a torna viável para ambientes que se requer soluções "para ontem".

PowerBuilder está disponível tanto para o Windows como para o Unix, sendo que a versão 11 já é compatível com o Microsoft .NET.

Vários framework existem para o PowerBuilder :

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.