Poxviridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPoxviridae
Partícula viral de Parapoxvirus

Partícula viral de Parapoxvirus
Classificação científica
Grupo: Grupo I (dsDNA)
Família: Poxviridae
Gêneros
ver texto

Poxviridae é uma família que têm como principal característica a capacidade de infectar tanto os animais vertebrados como também os invertebrados. Partículas viróticas de poxvirus são geralmente envelopados. Eles variam em forma dependendo da espécie, mas geralmente têm forma de tijolo ou uma forma mais oval. O viríon (o virús que ainda não parasitou uma célula) tem um tamanho de aproximadamente 200 nms de diâmetro e 300 nms de comprimento e leva o seu genoma num simples e linear segmento de DNA (1). Em comparação, o Rhinovirus possui 1/10 do tamanho dum virião Poxviridae típico(2). A Microscopia electrónica dos gêneros Orthopoxvirus e Parapoxvirus, incluindo o vírus da varíola, foi coligida pelo International Committee on Taxonomy of Viruses no site Poxviridae picture gallery.

O protótipo da família poxvírus é o vírus vaccinia, o qual tem sido usado com sucesso como vacina para erradicar o vírus da varíola. O vírus vaccinia também tem sido utilizado como uma ferramenta eficaz capaz de provocar uma forte resposta imunitária por parte de um hospedeiro. O vírus vaccinia penetra nas células principalmente por fusão celular, apesar de actualmente ainda não se conhecer qual o receptor responsável pela ligação do vírus à célula.

O nome da família Poxviridae é um legacy do agrupamento original dos vírus associados com doenças que produzem vesículas (pox em inglês). A moderna classificação viral é baseada na forma e características moleculares dos vírus, sendo que o vírus da varíola permanece como o mais notável desta família.

O outro poxvirus conhecido por especificamente infectar humanos é o responsável pelo molluscum contagiosum virus (MCV).(3)

Os seguintes géneros são actualmente incluídos aqui:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]