Pré-Alpes da Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pré-Alpes da Saboia
—  Maciço  —
Pré-Alpes da Saboia
Os Pré-Alpes da Saboia
Localização
Ficheiro:Alpes
Localização nos Alpes
Coordenadas 45° 15' 53" N 6° 58' 42" E
País  França - Suíça
Localização
Cordilheira
  • Northwestern Alps
Cume(s) mais alto(s)
  • Haute Cime
Dimensões
Altitude 2 995 m
Rocha sedimentar e rocha metamórfica
Haute Cime dos Dents du Midi

Os Pré-Alpes da Saboia (em francês: Préalpes de Savoie) são uma subdivisão dos Alpes Ocidentais que se situa em parte na França e em parte na Suíça, e cujo ponto culminante é a Haute Cime dos Dents du Midi a 3257 m de altitude.

Situação[editar | editar código-fonte]

Em França, os Pré-Alpes da Saboia espalham-se pelos departamentos da Saboia, Alta-Saboia, e Isère, enquanto que na Suíça se situam no cantão do Valais.

Encontra-se a oeste da cadeia principal dos Alpes e tem a leste os Alpes Graios, a sul os Alpes do Dauphiné e dos Pré-Alpes do Dauphiné dos quais está separado pelo rio Isère.

Na Suíça, tem a nordeste os Alpes Berneses e os Pré-Alpes Suíços dos quais se separa pelo Vale do Ródano, e a nordeste e a leste o rio Ródano que vem desaguar no lago Lemano.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Pré-Alpes da Saboia faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adotada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais (aos quais pertenciam), Alpes Centrais e Alpes Orientais.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Os Pré-Alpes da Saboia são um dos oito grupos que constituem os Alpes Ocidentais e são formados pelo Maciço do Chablais, Maciço do Giffre]], Aiguilles Rouges, Maciço des Bornes, Cordilheira des Aravis, Maciço des Bauges, e Maciço da Chartreuse

Segundo a SOIUSA, os Pré-Alpes da Saboia são formados pelo conjunto de Aiguilles Rouges, Pré-Alpes do Giffre, Pré-Alpes do Chablais, Pré-Alpes de Bornes, Pré-Alpes de Bauges, e Pré-Alpes da Chartreuse.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente orográfico é uma secção alpina com a seguinte classificação:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências