Pré-Alpes de Digne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pré-Alpes de Digne
—  Maciço  —
Pré-Alpes de Digne
Pré-Alpes de Digne, n. 3.II
Localização
Ficheiro:França
Localização na Franca
Coordenadas 44° 07' 37" N 6° 25' 26" E
País  França
Região administrativa  Provença-Alpes-Costa Azul
Cordilheira
Cume(s) mais alto(s)
  • Les Monges
Dimensões
Altitude 2,323 m m
Coordenadas do Cheval Blanc
Rocha sedimentar

Os Pré-Alpes de Dignet (em francês: Préalpes de Digne) é um maciço que faz parte dos Alpes Ocidentais na sua secção da Alpes da Provença e se encontra no departamento francês dos Alpes Marítimos e dos Alpes da Alta Provença, região de Provença-Alpes-Costa Azul. O ponto mais alto é do Cheval Blanc com 2.323 m .

Geografia[editar | editar código-fonte]

Composta por rocha sedimentar, o maciço estende-se em volta de Digne-les-Bains, entre o Rio Durance a Norte e a Leste, e pelo Desfiladeiro do Verdon a Sul.

A Nordete encontra-se o Maciço des Trois-Évêchés, as Sudeste os Pré-Alpes de Castellane, e a Oeste pelos Montes de Vaucluse.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA) criada em 2005, dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Os Alpes de Provença, Pré-Alpes de Digne, Pré-Alpes de Grasse, e os Pré-Alpes de Vaucluse formam os Alpes e Pré-Alpes da Provença.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente orográfico chama-se Pré-Alpes de Digne e é uma Sub-secção alpina com a seguinte classificação:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências