Prêmio Otto Hahn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Prêmio Otto Hahn (em alemão: Otto-Hahn-Preis), denominado em homenagem ao químico nuclear Otto Hahn, foi estabelecido na primavera de 2005 dentre outros pela Sociedade Alemã de Química (Gesellschaft Deutscher Chemiker - GDCh), pela Deutsche Physikalische Gesellschaft (DPG) e pela cidade de Frankfurt am Main. Sua função é, de acordo com seus estatutos, "a promoção da ciência, em especial nas áreas da química, física e ciências da engenharia aplicada, mediante o reconhecimento de realizações científicas notáveis".

O prêmio foi criado mediante a fusão do Prêmio Otto Hahn de Química e Física (Otto-Hahn-Preis für Chemie und Physik) com o Prêmio Otto Hahn da Cidade de Frankfurt am Main (Otto-Hahn-Preis der Stadt Frankfurt am Main).

O prêmio é concedido bianualmente na Paulskirche, sendo os laureados alternadamente físicos e químicos. Consiste em uma medalha de ouro e um valor monetário de 50 mil Euros, sendo a metade deste valor proveniente da cidade de Frankfurt am Main, um quarto da GDCh e um quarto da DPG.

Laureados[editar | editar código-fonte]

Precursores do Prêmio Otto Hahn[editar | editar código-fonte]

Prêmio Otto Hahn de Química e Física[editar | editar código-fonte]

Com o Prêmio Otto Hahn de Química e Física foram laureados pesquisadores alemães, que "contribuiram de forma notável visando o desenvolvimento da química ou da física na pesquisa pura ou aplicada". Foi estabelecido em 1953 por fomento da Gesellschaft Deutscher Chemiker mediante organizações componentes do Comitê Nacional Alemão de Química e pela Deutsche Physikalische Gesellschaft. Consistia em uma medalha de ouro, um valor monetário (em 2003 25 mil Euros) e um certificado.

Laureados[editar | editar código-fonte]

Prêmio Otto Hahn da Cidade de Frankfurt am Main[editar | editar código-fonte]

O Prêmio Otto Hahn da Cidade de Frankfurt am Main foi estabelecido em 1969, nas comemorações dos 90 anos de nascimento de Otto Hahn, natural de Frankfurt am Main. Foi concedido pela Fundação Otto Hahn da cidade de Frankfurt am Main, dotado com 25 mil marcos.

Laureados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Eine Passion für Präzision» (PDF; 313 kB). gdch.de (em alemão). 30 de setembro de 2021. Consultado em 25 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]