Prêmio Poncelet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Prêmio Poncelet (em francês: Prix Poncelet) é concedido pela Academia de Ciências da França. O prêmio foi instituido em 1868 pela viúva do general e matemático Jean-Victor Poncelet, para o avanço das ciências.[1] Seu valor monetário na época era de dois mil francos, concedido principalmente para trabalhos em matemática aplicada. O texto preciso do anúncio da academia variou de ano a ano, exigindo que o trabalho fosse em mecânica, ou por trabalho contribuindo para o progresso da matemática pura ou aplicada, ou simplesmente em matemática aplicada, e algumas vezes incluiu a condição de que o trabalho deveria ter sido efetuado durante os dez anos precedentes à condecoração.

Laureados[editar | editar código-fonte]

A seguinte lista de laureados é incompleta, com uma breve citação do seu anúncio como publicado na revista Nature, se disponível.

Século XIX[editar | editar código-fonte]

Século XX[editar | editar código-fonte]

Outros laureados (data não confirmada)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jeremy Gray, "A History of Prizes in Mathematics", Clay Mathematics Institute e American Mathematical Society, 2006.
  2. a b c d e f g h i j k l In: M. Ernest Maindron. Les fondations de prix à l'Académie des sciences : les lauréats de l'Académie, 1714-1880 (em fr). Paris: Gauthier-Villars (Paris), 1881. p. 151. ISBN Página visitada em 25 de maio de 2011.
  3. Flammarion, G. C.. In: The SAO/NASA Astrophysics Data System. Prix et subventions attribués en 1951 par l'Académie des Sciences (em fr). [S.l.]: L'Astronomie, 1952. p. 39. vol. 66. Página visitada em 25 de maio de 2011.
  4. Professor Philippe G. Ciarlet / CURRICULUM VITAE (em inglês). Página visitada em 25 de maio de 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]