Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth
Concedido por Celebrando inovações em engenharia de impacto global na humanidade
Lançamento Novembro de 2011
Local Londres, Reino Unido
Administrado por The Royal Academy of Engineering
Diretor Anji Hunter
Página oficial http://qeprize.org/

O Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth (em inglês: The Queen Elizabeth Prize for Engineering) é um prêmio de engenharia que irá premiar e celebrar uma pessoa (ou até três) responsável por uma inovação pioneira em engenharia que tenha sido um benefício global para a humanidade.

O primeiro laureado com £ 1 milhão será selecionado por um painel distinto de juízes de todo o mundo. O prêmio será apresentado pela Rainha Elizabeth II do Reino Unido na primavera europeia de 2013.

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio foi oficialmente lançado no reino Unido em novembro de 2011 por um grupo suprapartidário sem precedentes, composto pelo Primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron, o vice-primeiro-ministro do Reino Unido Nick Clegg e o lider da oposição Ed Miliband. O prêmio de £ 1 milhão de libras esterlinas será concedido em nome da rainha a uma pessoa ou equipe de no máximo três pessoas, de qualquer nacionalidade, diretamente responsável pelo avanço da aplicação positiva do conhecimento de engenharia.[1]

As nonimações abriram em 28 de fevereiro de 2012 e a pesquisas internacional está ocorrendo para ser escolhido o primeiro laureado.

Administração do prêmio[editar | editar código-fonte]

O prêmio é administrado por uma companhia filantrópica, limitada por garantia, chamada Fundação Prêmio Rainha Elizabeth. A fundação é presidida por John Browne, com os companheiros curadores John Parker, presidente da Royal Academy of Engineering, Paul Nurse, presidente da Royal Society, e Mala Gaonkar, diretor da Lone Pine Capital. O assessor científico chefe do governo britânico, professor sir John Beddington, é o consultor da fundação.

O prêmio é registrado como uma instituição de caridade, número 1147743, e registrado como uma companhia, número 08077332. A sede registrada é no endereço 3 Carlton House Terrace, London SW1Y 5DG, sendo registrado na Inglaterra e no País de Gales.

O dia-a-dia do prêmio é realizado por uma equipe da Royal Academy of Engineering, liderado por Anji Hunter.

Doadores para a fundação incluem BAE Systems, BG Group, BP, GlaxoSmithKline, Jaguar Land Rover, National Grid plc, Royal Dutch Shell, Siemens AG, Sony, Tata Consultancy Services, Tata Steel Europe e Toshiba.

Julgamento[editar | editar código-fonte]

O prêmio laureia um avanço excepcional de engenharia que produziu um benefício público tangível e difundido. Isto não significa que somente aplicações 'salva-vidas' serão reconhecidas: a engenharia forma culturas e cria mudanças de cultura; ela inspira, informa, educa e diverte. A engenharia ajuda a enfrentar os desafios globais e também sustenta todos os aspectos do dia-a-dia. A comissão julgadora trabalhará a partir das informações fornecidas na nominação, comentários dos árbitros, e qualquer informação adicional necessária a fim de estabelecer qual nominação mais satisfaz plenamente os critérios do prêmio.

O corpo de jurados para o prêmio de 2013 é composto por:

Nominações[editar | editar código-fonte]

Nominações são encorajadas por parte do público, de academias de engenharia e ciência, universidades, organizações de pesquisa e companhias de todo o mundo. A única restrição é que a auto-nominação não é permitida. O prêmio não será concedido postumamente. Todas as nominações e sugestões devem ser feitas em inglês, diretamente na página do prêmio. Uma nominação completa requer os detalhes de contato do nominado e o nome de dois juízes independentes, que devem escrever em apoio à nominação.

Como parte do processo, todas as nominações, nominados e juízes devem atender as regras e condições do prêmio. Isto inclui o acordo que todo material fornecido como parte do processo de premiação pode ser usado em publicidade relativa ao prêmio.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

News items[editar | editar código-fonte]