Prêmio internacional da Criança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
International Children's Peace Prize
Descrição Crianças que contribuíram com a Paz no mundo.
Apresentação Fundação KidsRights
Local Amsterdã
País  Países Baixos
Primeira cerimónia 2005
Última cerimónia 2012
Página oficial

O Prêmio internacional da Criança ou o International Children's Peace Prize é concedido anualmente a uma criança que fez uma contribuição significativa para a defesa dos direitos das crianças e melhorou a situação das crianças vulneráveis.[1] [2]

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio é uma iniciativa da Fundação KidsRights, uma organização de ajuda internacional da criança com sede em Amsterdã, na Holanda.[2]

Ele foi lançado em novembro de 2005 durante a Cimeira Mundial de Prémios Nobel da Paz,[3] em Roma, uma reunião anual dos vencedores do prêmio da Nobel da Paz e organizações internacionais, como a UNICEF e da Anistia Internacional. A declaração da cúpula de encerramento disse: "Congratulamo-nos com o lançamento do Prêmio das Crianças da Paz durante o nosso encontro".

Mikhail Gorbachev apresentou o prêmio de 2005, que o concedeu postumamente a Nkosi Johnson, um menino Sul-Africano que morreu em 2001[3] que trouxe a atenção internacional para crianças com HIV / AIDS e fundou a casa Nkosi Haven para mães e crianças HIV positivas. O vencedor recebe uma doação de 100 mil euros para beneficiar um projeto de caridade para crianças, bem como uma estatueta que foi nomeada em honra a Nkosi Nkosi Johnson.

O prêmio de 2006 foi entregue pelo Prêmio Nobel da Paz Frederik Willem de Klerk, em uma cerimônia no Binnenhof , a sede do parlamento holandês, em Haia.[3] O ano de 2007 foi apresentado no Binnenhof por Bob Geldof e Nobel da Paz Betty Williams. O prêmio de 2008 foi apresentado por Desmond Tutu.[3]

Destinatários[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Maria Regina. Você sabe o que é Prêmio Infantil da Paz? A Arte de Contar e Encantar. Visitado em 25 de agosto de 2013.
  2. a b The International Children's Peace Prize (em en) childrens peace prize org. Visitado em 27 de março de 2013.
  3. a b c d e f About Children’s Peace Prize (em en) childrens peace prize org. Visitado em 27 de março de 2013.
  4. Celebrating Searchers! (Thandiwe Chama) (em en) zambian-economist.com (19 de dezembro de 2007). Visitado em 27 de março de 2013.
  5. Mayra Avellar Neves wins the International Children’s Peace Prize 2008 (em en) childrens peace prize org. Visitado em 27 de março de 2013.
  6. Michaela “Chaeli” Mycroft (em inglês) Mail&Guardian. Visitado em 25 de agosto de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]