Henrique de Battenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique de Battenberg
Conde Henrique de Battenberg
Cônjuge Beatriz do Reino Unido
Descendência
Alexander
Vitória
Leopold
Maurice
Nome completo
Heinrich Moritz von Battenberg
Casa Grão-Ducado de Hesse
Pai Alexandre de Hesse
Mãe Julia von Hauke
Nascimento 5 de Outubro de 1858
Milão, Itália
Morte 20 de Janeiro de 1896 (37 anos)
Fora da Costa de Serra Leoa, África
Enterro Igreja de St. Mildred, Inglaterra

Henrique de Battenberg (Heinrich Moritz von Battenberg, 5 de outubro de 185820 de janeiro de 1896) foi um descendente da Casa Grã-ducal de Hesse que se tornou um membro da família real britânica através de seu casamento com a princesa Beatriz.

História familiar[editar | editar código-fonte]

Henrique nasceu em Milão, Itália. Seu pai foi o príncipe Alexandre de Hesse, o terceiro filho de Luís II, Grão-duque de Hesse, e de Guilhermina de Baden. Sua mãe foi Julia Theresia, Condessa von Hauke, filha do militar Hans Moritz von Hauke e protegida do czar Alexandre II.

Como o casamento de seus pais era morganático, pois Júlia não era considerada uma esposa ideal para um príncipe, Henrique foi estilizado, ao nascer, como Sua Alteza Ilustríssima conde Heinrich de Battenberg. Entretanto, em 21 de dezembro de 1858, sua mãe foi titulada Princesa de Battenberg, com o estilo de Sua Alteza Sereníssima. Henrique herdou tal título, passando a ser Sua Alteza Sereníssima príncipe Henrique de Battenberg.

Tendo recebido uma educação militar, Henrique foi comissionado como tenente no 1.° regimento dos Hussardos do Reno.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Por causa de sua relação com a Casa Grã-ducal de Hesse, os Battenbergs tiveram contato próximo com várias famílias reais e nobres da Europa, incluindo a família real britânica. O irmão mais velho de Henrique, Louis Mountbatten, 1.º Marquês de Milford Haven, tinha desposado a princesa Vitória de Hesse e do Reno, uma prima de primeiro grau e neta da rainha Vitória. Em 1884, o príncipe Henrique ficou noivo da princesa Beatriz, quinta filha da rainha Vitória e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. A rainha aceitou o casamento, desde que os noivos vivessem perto dela, em Osborne House.

O príncipe Henrique e a princesa Beatriz se casaram no dia 23 de julho de 1885, na Igreja de St. Mildred, em Whippingham, Ilha de Wight. No dia de seu casamento, a rainha concedeu a Henrique o estilo de Sua Alteza Real, a fim de "igualar" as posições entre ele e sua esposa. Tal estilo só era válido no Reino Unido, e no mesmo dia um projeto de lei para naturalizar como britânico o príncipe Henrique foi aprovado na Câmara dos Lordes.

A rainha titulou seu novo genro como Cavaleiro da Jarreteira e fê-lo membro do Conselho Privado do Reino Unido. Ele também se tornou coronel da armada britânica e mais tarde capitão-geral e governador do Castelo de Carisbrooke, na Ilha de Wight.

O príncipe e a princesa Henrique de Battenberg, como foram estilizados, tiveram quatro filhos, os quais foram autorizados pela rainha, em 13 de dezembro de 1886, a usar o estilo Alteza, válido somente no Reino Unido. São eles:

Nome Nascimento Morte Observações
Alexander Mountbatten, Marquês de Carisbrooke 3 de novembro de 1886 23 de fevereiro de 1960 Casou-se, em 1917, com Irene Denison (4 de julho de 189016 de julho de 1956); com descendência.
Vitória Eugénia de Battenberg 24 de outubro de 1887 15 de abril de 1969 Casou-se, em 1906, com o rei Alfonso XIII da Espanha (17 de maio de 188628 de fevereiro de 1941); com descendência.
Leopoldo Mountbatten 21 de maio de 1889 23 de abril de 1922 Não se casou; sem descendência.
Maurício de Battenberg 3 de outubro de 1891 27 de outubro de 1914 Não se casou; sem descendência.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1895, o príncipe Henrique convenceu a rainha Vitória a deixá-lo participar da Guerra de Ashanti, no oeste da África. Ele serviu como secretário militar do comandante-em-chefe das forças britânicas, o general sir Francis Scott. Tendo contraído malária quando a expedição chegou a Prahsu, a trinta milhas de Kumasi, ele morreu a bordo do cruzeiro HMS Blonde, fora da costa de Serra Leoa. Seu corpo foi trazido pelo HMS Blenheim das ilhas Canárias, e seu funeral ocorreu em 5 de fevereiro de 1896, na Igreja de St. Mildred, onde havia se casado. Seus restos mortais estão na chamada Capela Battenberg, onde sua esposa e seu filho mais velho foram enterrados em agosto de 1945 e em julho de 1961, respectivamente.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.