Príncipe Hisahito de Akishino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Imperial do Japão
Dinastia Yamato
Imperial Seal of Japan.svg


SAI o Príncipe Mikasa
SAI a Princesa Mikasa

O Príncipe Hisahito (悠仁親王 Hisahito shinnō, em japonês; 6 de setembro de 2006 (8 anos)) é o filho do Príncipe Akishino e da Princesa Akishino. É o terceiro na linha de sucessão ao Trono do Crisântemo.

Hisahito tem duas irmãs mais velhas, a Princesa Mako (1991) e a Princesa Kako (1994).

Nascimento[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Hisahito nasceu às 8:27 da manhã (horário oficial de Tóquio), de parto cesariano numa clínica particular da capital japonesa. Ele pesava 2,556 kg. Sua mãe tinha sido diagnosticada com placenta prévia, e por isso ele nasceu duas semanas antes do esperado. Hisahito é o primeiro menino que nasceu na família imperial japonesa em mais de quarenta anos; o último tinha sido seu pai.

De acordo com a atual lei de sucessão do trono imperial japonês, o pequeno príncipe é o terceiro na linha sucessória, logo atrás de seu tio, o Príncipe Naruhito, e de seu pai, o Príncipe Akishino. Entretanto, não se sabe se tal lei será modificada, para deixar que sua prima, a Princesa Toshi, ascenda ao Trono do Crisântemo como Imperatriz.

Nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome significa "homem sereno e virtuoso", de acordo com a Agência da Casa Imperial. Ele foi escolhido por seu pai a partir de três sugestões oferecidas pela Agência. Hisahito é também carinhosamente chamado por seu apelido, Yu-chan.

Emblema[editar | editar código-fonte]

O emblema imperial usado para marcar as possessões do pequeno príncipe é a árvore Koyamaki, escolhida por sua mãe, a Princesa Kiko, que ofereceu como doação o sangue do cordão umbilical de Hisahito à rede de banco de sangue de cordão umbilical japonesa, para o público geral e não para uso privado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]