Maurício de Battenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maurice
Príncipe Maurice de Battenberg
Nome completo
Maurice Victor Donald
Pai Príncipe Heinrich de Battenberg
Mãe Beatriz do Reino Unido
Nascimento 3 de Outubro de 1891
Castelo de Balmoral, Escócia
Morte 27 de Outubro de 1914 (23 anos)
Enterro Ypres, Bélgica

Maurício de Battenberg (Maurice Victor Donald, 3 de outubro de 189127 de outubro de 1914) foi um descendente da família real britânica e um neto da rainha Vitória. Ficou conhecido por toda sua vida como "príncipe Maurice de Battenberg", pois o uso de títulos germânicos só foi abandonado em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O terceiro nome de Maurice, Donald, foi dado em honra à Escócia, pois ele havia nascido no Castelo de Balmoral. Seu pai, o príncipe príncipe Henrique de Battenberg, era filho do príncipe Alexander de Hesse e do Reno e de Julia Theresia, Condessa von Hauke. Sua mãe foi a princesa Beatriz, a quinta e última filha da rainha Vitória e do príncipe Alberto.

Fruto de um casamento morganático, o príncipe Henrique de Battenberg tomou o estilo de Príncipe de Battenberg de sua mãe, Julia von Hauke, que tinha sido titulada Princesa de Batteberg em seu próprio direito. Como tal, Maurice foi estilizado, ao nascer, como Sua Alteza Sereníssima príncipe Maurice de Battenberg. No Reino Unido, entretanto, foi estilizado Sua Alteza príncipe Maurice de Battenberg, graças à uma autorização da rainha Vitória concedida em dezembro de 1886.

Maurice foi educado na prestigiada Wellington College, em Berkshire, tendo sido um membro da casa de Benson. Durante a Primeira Guerra, ele lutou em King's Royal Rifle Corps. Morreu em serviço no ano de 1914.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.