Pro-labore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pró-labore)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Pro labore é uma expressão latina que significa "pelo trabalho". O aportuguesamento pro-labore é a remuneração do trabalho realizado por sócio, gerente ou profissional.

No Brasil, o pro-labore deve recolher 11% para o INSS. Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pro-labore e a distribuição de lucros. O pro-labore é um instrumento desenvolvido para orientar quanto à remuneração dos sócios nos custos da empresa.

O pro-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pro-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para o tipo de atividade que o sócio presta. Não se deve retirar mais recursos como pro-labore do que se pagaria a um empregado que realizasse as tarefas que os sócios que trabalham na empresa realizam. Isto seria antieconômico.

O pro-labore é considerado uma despesa administrativa e deve ser apropriadamente custeado e pago, conforme o vencimento das obrigações da empresa. O instrumento serve para orientar sobre os diversos aspectos da inclusão da remuneração dos sócios, nos custos. O cálculo do pro-labore faz-se necessário para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa. O pro-labore é parte componente dos custos empresariais.

Como se utiliza[editar | editar código-fonte]

O instrumento é utilizado a partir de orientações, visando permitir um melhor entendimento do assunto, além de fornecer uma forma adequada de lidar com a questão. Veja como calcular o pro-labore:

  • Defina corretamente as atividades que os sócios desempenham ou querem realizar na empresa;
  • Verifique no mercado quanto custaria para contratar um profissional que realizasse tais atividades com a qualidade esperada;
  • Defina o valor do pro-labore como se fosse o salário desse profissional;
  • Contabilize o pro-labore como despesa administrativa na conta honorários da diretoria ou salários da administração ao contador.

Referências[editar | editar código-fonte]