Prólogo do Céu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prólogo do céu)
Saint Seiya:
Prólogo da Saga do Céu
Seinto Seiya: Tenkai-hen Josō
Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu (BRA)
Prólogo do Céu
Pôster brasileiro.
 Japão
2004 •  cor •  85 min 
Gênero mitologia grega
aventura
drama
Elenco Tōru Furuya
Hirotaka Suzuoki
Hashimoto Kōichi
Ryō Horikawa
Hideyuki Hori
Hideo Ishikawa
Masaya Onosaka
Mami Koyama
Yuriko Yamamoto
Keiko Han
Hiroki Takahashi
Toshiyuki Morikawa
Hikaru Midorikawa
Fumiko Inoue
Yurika Hino
Kazuhiro Yamaji
Música Seiji Yokoyama
Edição Shigeru Nishiyama
Companhia(s) produtora(s) Toei Animation
Lançamento Japão 14 de fevereiro de 2004
Brasil2 de novembro de 2006
Idioma japonês
Orçamento US$3.8 milhões
Receita US$9,251,432

Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu (聖闘士星矢 天界編 序奏 〜overture〜 Seinto Seiya: Tenkai-hen Josō?, lit. Saint Seiya: Prólogo da Saga do Céu) é o quinto filme da série Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco). O filme foi exibido dia 14 de Fevereiro de 2004 e lançado oficialmente no dia 2 de novembro de 2006 no Brasil. O DVD oficial foi lançado no dia 24 de Setembro de 2004 no Japão e em 2007 no Brasil. Ao contrário dos quatro primeiros filmes da serie, este segue a cronologia do anime.

Foi produzido pela Toei Animation após o sucesso da saga de Hades fase Santuário, e em comemoração aos trinta anos de carreira do mangaka Masami Kurumada. [carece de fontes?]

O filme tem um foco mais adulto, tanto no vocabulário quanto no enredo, sendo assim não se trata mais de um anime shōnen já cresceu e tornou seinen[carece de fontes?], assim como a maioria de seus fãs cresceram e se tornaram adultos. Ao contrário da saga de Hades, que possui cenários bem escuros, este novo filme traz cenários muito claros e limpos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

O filme se passa após os eventos da Saga de Hades. Depois das guerras santas contra Poseidon e Hades, os deuses do Olimpo ficam furiosos com Athena e seus cavaleiros.

Artemis, a deusa da Lua, surge com o intuito de castigar os Cavaleiros de Bronze por terem se voltado contra os deuses. Para protegê-los, Saori Kido oferece a Terra à Artemis e jura sua própria vida como promessa de que eles nunca mais lutariam. O acordo então é aceito e a Deusa da Lua passa a governar a Terra.

Entretanto, ao verem o Santuário de Athena dominado, os Cavaleiros se rebelam, mesmo não entendendo ao certo o que estava acontecendo. Assim, Saori teve que entregar sua vida, já que havia prometido que Seiya e os outros nunca mais lutariam. É neste momento que seu sangue passa a ser derramado. Como os guerreiros estavam lutando contra a vontade de Athena, os mesmos estavam muito fracos, sendo golpeados facilmente durante as lutas.

No decorrer do filme alguns fatos são explicados, como o irmão de Marin ser Toma (Ikaros), e não Seiya. Os Cavaleiros de Ouro, que morreram na destruição do Muro das Lamentações, têm suas almas seladas pelos deuses do Olimpo como forma de punição.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Um pouco antes do lançamento do filme, foi lançado, no Japão, um mangá que serve de intersecção entre a Fase Elíseos da Saga de Hades e o quinto filme. Vivido em duas cenas. A primeira mostra Saori refletindo sobre o futuro ao lado de um catatônico Seiya, e a outra mostra Toma na prisão do Olimpo, conversando com um deus misterioso.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Deuses[editar | editar código-fonte]

Artemis[editar | editar código-fonte]

(アルテミス Arutemisu?)
Artemis, (cuja pronúncia correta seria Ártemis), Deusa da Lua e da caça, é irmã de Athena. Aparece com a missão de punir os Cavaleiros de Athena por terem derrotado Poseidon e Hades e fazer com que Athena desista da Terra. Artemis não chega a mostrar seu real poder, entretanto, seu poderoso cosmo é capaz de tornar a superfície da Terra semelhante à da Lua e transformar o dia em noite. Usa um arco como arma.

Apollon[editar | editar código-fonte]

(アポロン Aporon?)
Deus do Sol e da arte, é irmão de Athena e gêmeo de Artemis. Tem a mesma missão de Artemis e aparece para salvá-la do ataque de Seiya.

Anjos Celestes[editar | editar código-fonte]

Não fica claro se servem apenas a Artemis ou a todos os deuses do Olimpo. No original, eles são "Tentoushi" (Santos do Céu), diferentemente dos Cavaleiros de Athena, que são os "Seitoushi" (Santos da Terra).

Ikaros[editar | editar código-fonte]

(イカロス Ikarosu?)
Ikaros (cujo nome humano é Toma) é o irmão de Marin, desaparecido por vários anos. Toma foi aprisionado no Olimpo, mas uma pessoa misteriosa acaba o libertando. Luta junto com Odysseus e Theseus contra os cavaleiros de Athena. É o único guerreiro celestial humano. Esqueceu os sentimentos humanos para alcançar o poder dos deuses. Ele é derrotado quando entra na frente da flecha de Artemis para salvar Athena.

Odysseus[editar | editar código-fonte]

(オデュッセウス Odyusseusu?)
Lutou contra Seiya, mas Hyoga de Cisne e Shiryu de Dragão fazem o rapaz ir atrás de Athena. Shiryu e Hyoga derrotam Odysseus motivados pelo esforço de Seiya. Lutando contra Seiya, Hyoga e Shiryu ele compreendeu porque recebeu a ordem de eliminar os Cavaleiros de Bronze. Utiliza esferas de energia que absorvem o ataque inimigo e em seguida rebatem o golpe, fazendo com o que o adversário seja atingido pelo seu próprio ataque.

Theseus[editar | editar código-fonte]

(テセウス Teseusu?)
Lutou contra Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix na área do " Sagrado Selo Celestiais", onde estavam seladas as almas dos Cavaleiros de Ouro. Theseus se surpreendeu com o grande espírito de batalha dos Cavaleiros de Athena e compreendeu que eles podem ser uma ameaça aos deuses. Seu golpe possui a forma de vários losangos dourados que atingem o adversário com grande potência e destroi o que tiver em seu caminho.

Trilha Sonora Original[editar | editar código-fonte]

A Trilha-sonora oficial do filme foi composta por Seiji Yokoyama e lançada no cd Original Soundtrack IX - Tenkai Hen Joso Overture Original Soundtrack O tema oficial do filme chama-se Never-Seitoushi Seiya No Theme, e é a faixa 22. O intérprete em português desta canção foi Edu Falaschi.

A condução da orquestra ficou por conta de Hiroshi Kumagai.

  1. Tenkai Hen Josou - he no Zensoukyoku
  2. Artemis no Shutsugen
  3. Athena no Ai
  4. Seiya to Marin
  5. Sei'iki no Kutou
  6. Seiya, Futatabi
  7. Shun vs Theseus
  8. Ikki Toujou
  9. Athena no Seitoushi
  10. Tsurai Tatakai
  11. Seiya, Hyoga, Shiryu vs Odysseus
  12. Icarus no Omoi
  13. Seiya vs Icarus
  14. Yasashii Koku
  15. Ugokidashita Unmei
  16. Urushite
  17. Athena no Ketsui
  18. Touma to Marin
  19. Doukoku
  20. Kyuukyoku no Shou'uchuu
  21. Itsuka, Dokoka de
  22. Never-Seitoushi Seiya No Theme (interpretada por Nobuo Yamada - versão em português por Edu Falaschi)


Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2007 Prêmio Yamato, o Oscar da Dublagem Brasileira Melhor Dublagem Feminina de Personagem de Coadjuvante – Escolha do Público Cecília Lemes (Dublagem da personagem Artemis) Venceu [2]
Revelação do Ano Spencer Toth (Dublagem do personagem Theseus) Indicado [3]
Thiago Zambrano (Dublagem do personagem Toma) Indicado

Referências

  1. Ficha Técnica do Filme
  2. uol.com.br/ História do Oscar da Dublagem
  3. uol.com.br/ Arquivado em 26 de julho de 2014, no Wayback Machine. Sai a lista de indicados ao Oscar da Dublagem 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]