Praça Nossa Senhora da Paz (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Praça Nossa Senhora da Paz, é um logradouro público da Cidade do Rio de Janeiro, situada no bairro de Ipanema. Está localizada entre as Ruas Visconde de Pirajá, Joana Angélica, Barão da Torre e Maria Quitéria.

Integrou o projeto de urbanização do bairro coordenado pelo Barão de Ipanema a partir de 1894, sendo inaugurada oficialmente em 31 de outubro de 1917, com o nome de Praça Souza Ferreira.

Monumento a Pinheiro Machado - no centro da Praça.

Recebeu o primeiro ajardinamento em 1932 e a atual denominação em 1936, por causa da proximidade com a igreja do mesmo nome.

Ao centro foi erguido em 1931 um imponente monumento com a estátua do Senador Pinheiro Machado (18511915), como homenagem a um dos importantes paladinos dos ideais republicanos no Brasil, obra do famoso escultor Hildegardo Leão Veloso.

Foi redesenhada entre 1956 e 1957, segundo o projeto de Carlos Perry e teve o seu patrimônio artístico enriquecido em 1989 pela escultura da artista plástica Lúcia Guerreiro, representando duas crianças brincando de roda, no centro de um lago.

Atualmente, o Prefeito Eduardo Paes pretende reativar um projeto de construção de uma garagem subterrânea no local, obra que atingiria a área de lazer, as árvores e o entorno, além de trazer trânsito e transtorno para a região.

Embora alguns comerciantes da área sejam a favor, os moradores se unem contra a obra e a comunidade já fundou, inclusive, o Movimento Preserve Ipanema que luta contra a garagem e suas consequências.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]