Praia Formosa (Santa Maria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia Formosa, ilha de Santa Maria.
Praia Formosa: vista a partir do parque de campismo.
Praia Formosa, areal.

A Praia Formosa localiza-se na freguesia da Almagreira, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Encontra-se referida no mapa dos Açores de autoria do cosmógrafo real, Luís Teixeira, datado de 1584, com o nome de "Plaia Hermosa".[1]

Para a sua defesa, e junto à ribeira que nela deságua, já no século XV ou no XVI foi erguido o Forte de São João Baptista da Praia Formosa, também denominado como Castelo da Praia, possívelmente o mais antigo do arquipélago.

Em nossos dias, a praia passou a contar com um parque de campismo.

Junto à praia realiza-se anualmente o Festival Maré de Agosto, evento musical mais antigo e destacado do Arquipélago.

Características[editar | editar código-fonte]

Esta praia caracteriza-se por um areal com cerca de um quilómetro de extensão, águas límpidas e mornas, e areias claras, devido à presença de partículas calcárias, o que a torna uma das zonas balneares mais apetecidas do arquipélago.

Margeia o vale da Ribeira da Praia, sendo o conjunto emoldurado por altas encostas, e que pode ser devidamente apreciado a partir do Miradouro da Macela, no seu extremo ocidental.

Não obstante os valores naturais terrestres, nomeadamente os geomorfológicos, a riqueza subjacente à sua classificação como Reserva Natural reside na sua área marinha.

Notas

  1. As legendas deste mapa encontram-se em língua castelhana, uma vez que Portugal se encontrava sob o domínio da Dinastia Filipina à época.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]