Praia Seca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia Seca
Praia Seca A Cancún Brasileira
Localização Araruama (RJ)
 Brasil
Coordenadas 22°55'21"S 42°18'58"W
Extensão da orla 12 Km
Tipo de praia Oceânica
Água e ondas Médias
Faixa de areia Branca e Fina
Ilhas próximas nenhuma
Forma de acesso RJ-102
Anexo:Lista de praias de Araruama
Pôr do Sol em Praia Seca, Araruama, A Costa do Sol
Pôr do Sol em Praia Seca, Araruama, A Costa do Sol

Praia Seca é um distrito e praia de Araruama que está localizado no Rio de Janeiro, Brasil, na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. A Restinga de Massambaba é um terreno arenoso de 12 km, entre Saquarema e Arraial do Cabo. Por ser uma lugar de praias extremamente bonitas, a prefeitura de Araruama apelidou o distrito de "A Cancún Brasileira".

A maioria das casas em Praia Seca são de veraneio, tendo apenas alguns milhares de habitantes que residem mesmo, porém em algumas épocas do ano a população se eleva por causa dos turistas.

Nela também está localizada a Área de Preservação Ambiental de Massambaba em função da raridade de espécies vegetais, animais e ambientes ecológicos ali existentes.Hoje um dos principais centros turísticos da região dos lagos,praia seca tem em seu desenvolvimento a participação de pessoas vindas da capital fluminense onde ali se instalaram devido a proximidade de praia seca com o Rio de Janeiro ,seu clima ameno e sua paisagem deslumbrante.

História[editar | editar código-fonte]

O colonizador português ao chegar nessa região, encontrou uma vasta área recoberta de sal entre a lagoa e o oceano e concluiu equivocadamente que naquela região o mar havia secado; Por isso o nome desse local virou Praia Seca, do qual o nome dado perdura até hoje.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Praia Seca sediou vários eventos esportivos em 2010, tais como windsurf e canoagem, atraindo inúmeros turistas para a região. Atualmente é o principal Distrito de Araruama para o Turismo, sendo todos ao anos visitada por milhares de turistas do país inteiro e até mesmo do mundo, principalmente nas épocas: Natal (Dezembro), Reveillon (Dezembro e Janeiro) e Carnaval (Fevereiro).

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do distrito de Praia Seca se baseia principalmente pelo turismo, que são atraidas milhares de pessoas até suas extensas e belas praias oceânicas, mas o distrito também tem como base a pesca, o comércio e principalmente a extração de sal que é muito abundante nessa região, pois Praia Seca ainda é um distrito em expansão e desenvolvimento. O sal é bem abundante em Araruama (extraído principalmente no distrito de Praia Seca, é um dos maiores de todo o Estado do Rio de Janeiro e todo o Brasil), por isso as principais indústrias se focalizam nisso; sendo extremamente muito bom para o município pois gera pouca ou nenhuma poluição, mantendo todo o equilíbrio e o ecossistema da Região dos Lagos.

Projeto[editar | editar código-fonte]

Hoje espera-se na na cidade a construção da ponte de 2km ligando o Centro de Araruama na Pontinha do Outeiro até o centro do distrito; projeto do governo do estado incluso no plano de revitalização da Lagoa de araruama,que visa diminuir pela metade o tempo de percurso entre as localidades para aproximadamente 5 minutos.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • "Praia Seca: A Cancún Brasileira"
  • "Praia Seca: A Costa do Sol"

Referências

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]