Praia Verde (Castro Marim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia Verde

Praia Verde

Localização
Coordenadas
Localização
Descrição
Tipo de praia
Banhada por
Água e ondas
mar geralmente calmo
Faixa de areia
sim
Funcionamento
Acesso público
fácil, com estacionamento
Mapa

A Praia Verde é uma praia marítima do Município de Castro Marim, Algarve, Portugal. Fica situada entre a praia da Alagoa a poente e a praia do Cabeço - Retur a nascente, e é abrigada por um pinhal de pinheiros mansos dos muitos dos quais foram abatidos.[1] na zona oeste para construção de habitações . Com água cristalina e areia branca, a praia Verde é uma das jóias do Algarve.

Antigamente existia um grande parque de campismo que durou até à década de 1990. Esta praia é vigiada pela delegação marítima, está sinalizada, conta com o apoio de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros durante a época balnear.

Como equipamentos e serviços de apoio esta praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear. A qualidade da água é controlada mensalmente durante a época balnear.

Poço na praia Verde
Praia Verde

As construções existentes no areal da Praia Verde são do século XX e não vestígios Romanos. Esta "lenda", dos Romanos já existia há 45 anos, mas foram estudados os vestígios, e os mesmos são substancialmente mais recentes. Existia um povoado no local onde se encontra o poço, e em meados do século XX eram perfeitamente visíveis os "restos" de conjunto de habitações. Dizem os "antigos" que o mar se encontrava a cerca de uma "corrida" de cavalo, da povoação. O mar subiu e destruiu as casas e "comeu" a terra que se encontrava junto ao poço. Aliás é bem visível tal facto visto que a boca do poço fica a mais de dois metros, acima do local onde hoje se tem acesso a tal construção. [carece de fontes?]

Referências

  1. Revez, Idálio 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.