Praia da Amoreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Praia da Amoreira,vista parcial
Praia da Amoreira,com uma grande formação rochosa que serve de pesqueiro

Amoreira é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Aljezur no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se na entrada norte de Aljezur pela EN 120, e a cerca de 7 km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Nesta praia encontramos a foz da Ribeira de Aljezur que forma um sistema estuário-lagunar de uma beleza natural e pouco comum noutras praias. O seu extenso areal dá lugar a um também extenso campo dunar que estende para um habitat de sapal. Neste local ainda temos o prazer de poder ver a lontra, a garça-cinzenta ou o bonito guarda-rios.

Junto à praia orientação norte pode-se observar a imponente arriba, talhada de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinzenta e preta. Já a sul encontra-se uma encosta verdejante sobre o vale. Brotam formações rochosas muito belas, são vestígios duma antiga duna, agora fossilizada, neste local existe plantas únicas no mundo. Com a baixa-mar o espectáculo é mesmo muito belo porque põe a descoberto formações rochosas fossilizadas e formam-se extensas lagunas no areal, onde a água tem uma temperatura acima dos 20°C.

Praia também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Praia da Amoreira