Praia da Calheta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia da Calheta
Praia da Calheta
Localização Calheta, Região Autónoma da Madeira Madeira
 Portugal
Coordenadas 32° 43′ N 17° 10′ W
Extensão da orla c. 100 m
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Água e ondas morna e límpida
Faixa de areia areia amarela
Forma de acesso livre

A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão[1] . É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.

História[editar | editar código-fonte]

A Calheta foi a primeira praia na Madeira a importar areia, de Marrocos, tendo sido inaugurada em 2004 e contando com dois quebra-mares em talude como forma de protecção[1] .

Em Abril de 2008, após um temporal que se abateu sobre a Madeira e que levou muita da areia amarela, foi feita nova encomenda de 2,8 mil toneladas de areia, oriunda de Marrocos, para repor parte dos 40 mil metros cúbicos[2] .

A polémica[editar | editar código-fonte]

No entanto, estas importações de areia têm sido motivo de grande controvérsia, visto que a areia foi retirada do Sara Ocidental[3] , um Território Não Autónomo que está em grande parte sob ocupação de Marrocos desde 1975. Estas importações são consideradas uma violação do direito internacional, uma vez que é necessário obter o consentimento do povo do território para a exploração dos recursos do território[4] .

As autoridades da Madeira têm desprezado a consulta do povo sarauí sobre a compra de areia, tendo optado, em vez disso, por se envolverem no negócio com Marrocos. As últimas expedições confirmadas de areia proveniente do Sara Ocidental ocupado ocorreram em 2010.

Referências

  1. a b RH Turismo. Jardim inaugura praia artificial com areia de Marrocos (em português). Página visitada em 5 de Dezembro de 2010. "A pequena praia artificial, com uma extensão de pouco mais de cem metros e protegida por dois quebra-mares em talude"
  2. Diário de Notícias da Madeira. Mais areia de Marrocos (em português). Página visitada em 5 de Dezembro de 2010. "a praia artificial da Calheta (...) receberá uma recarga de 2,8 mil toneladas de areia oriunda de Marrocos."
  3. Jornal da Madeira. Praia de areia amarela abre a 25 em Machico (em português). Página visitada em 5 de Dezembro de 2010. "A areia que tem vindo a ser usada na Madeira vem do norte de África, da zona do Saara Ocidental. - Secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa"
  4. Organização das Nações Unidas. Legal Affairs (em inglês) pp. 6. Conselho de Segurança da ONU. Página visitada em 5 de Dezembro de 2010.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Praia da Calheta
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.