Praia da Granja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O passadiço de madeira que percorre os 15 km de praias de Vila Nova de Gaia, na Praia da Granja.

A Praia da Granja situa-se no litoral nortenho português, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Teve origem no lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, com a construção de uma quinta, em 1758, denominada a Quinta da Granja, mais tarde Quinta dos Ayres e hoje conhecida por Quinta do Bispo. Pertença dos frades crúzios do Mosteiro de Grijó, utilizavam-na como estância de convalescência e repouso, nas épocas de maior calor. É de notar, porém, que embora em Portugal o termo "granja" seja sinónimo de "quinta", o Lugar da Granja já existia na freguesia de São Félix da Marinha (também outrora chamado São Fins da Marinha) muito antes da Quinta da Granja ter sido construída, isto é, muito antes do século XVIII. Esse Lugar da Granja doutros tempos parece ter sido dividido, talvez com a vinda dos frades, em Granja de Cima e Praia da Granja. É, pois, possível que no local onde foi construída a Quinta da Granja, dos Ayres ou do Bispo tivesse existido uma quinta ou "granja" talvez pertencente à Igreja.

Galeria[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Praias é um esboço relacionado ao Projecto Grande Porto. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.