Praia da Pituba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia da Pituba (Salvador))
Ir para: navegação, pesquisa
Praia da Pituba
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Mapa de localização
Mapa de localização.
Lista de praias de Salvador

A Praia da Pituba está situada no bairro da Pituba, no município de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É a praia seguinte à Praia de Amaralina.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Pituba" é oriundo do termo tupi pitu'a[1] . Segundo o Dicionário Aurélio, "pituba" significa "pessoa covarde" ou "ladrão de cavalos"[1] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta praia inicia junto ao "Quiosque das Baianas", onde se encontram muitas vendedoras de acarajé (conhecidas como baianas de acarajé) e vendedores de água de coco, indo até onde se encontrava o Clube Português, fazendo limite com a Praia do Jardim dos Namorados.

A praia se encontra a cerca de dez quilômetros do Centro, sendo banhada pelo Oceano Atlântico.

Parte da praia é perigosa e de grandes ondas, sendo que a parte central, onde se encontram embarcações de pescadores e algumas barracas, é a região mais apropriada para banhos, assim como a parte de praia que fica nas imediações do antigo Clube Português.

O bairro onde se encontra esta praia é dos mais populosos e com melhor infraestrutura da cidade do Salvador, possuindo muitos bares e restaurantes em suas ruas paralelas à praia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 342.