Praia de Itapuã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de Itapuã
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Forma de acesso Avenida Otávio Mangabeira
Mapa de localização
Mapa de localização.
Anexo:Lista de praias da Bahia

A Praia de Itapuã é uma famosa praia de Salvador, na Bahia, no Brasil.

Em Itapuã, foi identificado um ponto de desova para tartarugas marinhas, razão pela qual ali se instalou um posto do projeto TAMAR, de preservação - o que constitui-se em mais um atrativo para esta praia.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Itapuã é um nome tupi que significa "pedra redonda"[1] .

Características[editar | editar código-fonte]

Ornada por coqueiros altíssimos, a Praia de Itapuã, cantada nos versos de Vinicius de Moraes, é uma das preferidas pelos moradores da capital baiana.[2]

A praia é a continuação de diversas praias da orla atlântica de Salvador que têm início no bairro da Barra, na praia do porto da Barra e que continuam nas praias de Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, dentre outras, até a Praia de Itapuã.

Após a Praia de Itapuã, o litoral se estende adiante para outros municípios, no chamado Litoral Norte, que vai até a divisa com Sergipe.

Situada ao norte da cidade, fora da Baía de Todos os Santos, Itapuã é banhada diretamente pelo Oceano Atlântico, possibilitando, em alguns pontos, a prática do surfe e windsurfe[2] .

O local era originalmente ocupado por pescadores, que caçavam baleias para a iluminação pública a partir do óleo animal. A sede da colônia ainda hoje se mantém, próximo à estátua da Sereia de Itapuã.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências