Praia de Monte Clérigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia de Monte Clérigo

Praia de Monte Clérigo, vista parcial e sul da praia

Localização
Coordenadas
Localização
Descrição
Tipo de praia
Banhada por
Faixa de areia
Sim
Funcionamento
Acesso público
Livre e fácil
Mapa

A Praia de Monte Clérigo é uma praia no município de Aljezur, no Algarve, em Portugal.[1] Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9 km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região.[2] É comprida com uma água limpa e fresca. Rochas de grandes dimensão com caranguejos.

Com uma extensão muito grande de areal para o lado norte e com uma extensa parte rochosa a sul, local onde se pode observar diversa vida marinha na baixa-mar desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas,vários cardumes juvenis de peixe também é possível ver principalmente de sargos. Há uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde se pode encontrar peixes-aranhas há que ter muito cuidado.

Esta praia é boa para as crianças e também adultos, pois com maré muito baixa formam-se muitas piscinas. Apesar de esta praia ser algo aberta aos ventos vindos do norte e oeste, nos sues topos já muito abrigados.Entre a estrada e o mar existe um vasto campo dunar. Junto à praia lado sul, existe uma povoação pequena que serve sobretudo a época balneária.

Também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, existem escolas de surf.

O acesso à praia pelo lado norte proporcionamos uma das mais belas vistas panorâmicas que se pode observar em praias de Aljezur. O acesso a esta praia faz-se, na entrada sul de Aljezur, estrada nacional 120, a cerca de 7 km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Praia do Monte Clérigo,vista norte da praia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Portal do Município de Aljezur
  2. guiadacidade.pt. «Praia de Monte Clérigo». Consultado em 11 de junho de 2015 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Praia de Monte Clérigo