Praia de Mundaú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia de Mundaú (Ceará))
Praia de Mundaú

Pequenos barcos na Praia de Mundaú

Localização
Coordenadas
Localização
Descrição
Tipo de praia
Rios
rio mundau
Mapa

Mundaú é uma praia do município de Trairi, no estado do Ceará, no Brasil. Localiza-se 150 quilômetros a oeste da capital do estado, Fortaleza.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Mundaú" é um termo da língua tupi e significa rio dos ladrões, ou bebedouro dos ladrões.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

Praia de Mundaú deserta

Tem população de aproximadamente 8 000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras. O turismo começa a se desenvolver. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes, manguezais, lagoas temporárias, dunas, além do Rio Mundaú. A Praia de Mundaú é uma península abrigada por rochedos. Com água doce de um riacho que abastece a vila, é ótima para o mergulho livre e o banho de mar.

As dunas são próprias para a prática de surfe de areia. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato.

O caminho até Mundaú pode ser feito por estrada asfaltada (rodovia solpoente estruturante) com destino à Trairi seguindo até a praia ou em um percurso off-road, partindo de Fortaleza em direção ao Litoral Oeste do Ceará. O trajeto atravessa rios e dunas até chegar à Lagoa dos Burros e à Lagoa das Almécegas, com trilhas por dunas e mata nativa que levam à pequena vila.

Referências

  1. http://roteiroceara.uol.com.br/roteiro/praias/mundau/
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de outubro de 2011. Arquivado do original em 27 de setembro de 2009 

Ver também[editar | editar código-fonte]