Praia de Quintão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Quintão. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde dezembro de 2013)
Praia de Quintão

A Praia de Quintão é um dos balneários que compõem a orla marítima do município de Palmares do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Possui onze quilômetros com dunas preservadas. Conta com boa infra-estrutura e está dividido em sede, Rei do Peixe, Frade e Santa Rita.

Tem Também a Lagoa do Cipó que é chamada pelos moradores da Praia de Lagoa do Quintão, localiza-se entre o campo de dunas móveis e a cidade de Quintão.

A Praia do Quintão possui esse nome em homenagem a um dos primeiros luso-brasileiros que ganhou concessão de sesmaria no Rio Grande do Sul, mas a qual nunca chegou a conhecer: João da Costa Quintão.

No inicio da década de 1960, o jornalista Thadéo Onar lançou a venda de terrenos da Praia do Quintão com o slogan "Paraíso dos pescadores e eldorado dos homens de larga visão comercial".
A maior atração da praia é a Avenida Esparta, considerada o coração da praia, com seus bares e lojas. No verão recebe milhares de veranistas.

Principais Eventos

Festa de Iemanja[editar | editar código-fonte]

Na Praia do Quintão acontece umas das maiores festa de Iemanjá do estado do Rio Grande do Sul, organizada pelo Reino de Oxalá e Oxum, Pai Chiquinho de Oxalá e Mãe Jane de Oxum, a festa traz milhares de pessoas ao municipio.

Todos os anos acontece também, na saída da Avenida dos Bancários o maior evento de umbanda de Quintão, organizado pelo Ilê Oyá e Xângo de Mãe Tânia de Oyá.

Carnaval de Rua[editar | editar código-fonte]

Quem procura a Praia do Quintão no carnaval vê um verdareiro espetaculo a praia é uma das unicas do litoral gaúcho que ainda possuim o carnaval de rua com desfile de entidades carnavalescas, é quando o recebe o maior publico do veraneio, na praia são quatro as escolas. Foliões do Quintão, Império Praiano, Unidos do Rei do Peixe e Imperatriz do Litoral

Cavalgada do Mar[editar | editar código-fonte]

No Balneário Dunas Altas, no mês de fevereiro, ocorre a Cavalgada do Mar, de Quintão a Torres. A primeira cavalgada aconteceu em 1984, com 19 cavaleiros. O criador desta cavalgada foi o então secretário da prefeitura de Palmares, João José de Oliveira Machado, conhecido como Machadinho. No ano de 1998 foram mais de 1.500 cavaleiros. Seu início ou fim é neste balneário.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]