Praia do Perequê (Guarujá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia do Perequê
Barcos de pesca na Praia do Perequê
Localização Guarujá, São Paulo
Extensão da orla 2400m[1]
Tipo de praia oceânica
Forma de acesso Estrada Guarujá-Bertioga (SP-61)
Lista de praias de Guarujá

A praia do Perequê está localizada no município brasileiro de Guarujá, São Paulo. Situada no bairro do Perequê, tem 2 400 metros de comprimento.

Conforme informação no website da prefeitura de Guarujá: "O significado do nome perequê seria Pira-ike, "entrada de peixe para alimentação" ou desova em língua tupi, referindo-se a um pequeno rio que desagua na praia, “o rio do peixe”, quando a maré enche, algumas espécies de peixes e siris adentram no rio e na vazante alguns saem junto com a correnteza, é o caso dos siris que podem ser facilmente capturados, pois eles vêm rolando na forte correnteza." Neste rio também pode ser encontrado lontras, capivaras e uma grande variedade de pássaros.

A praia de Perequê está localizada a leste da ilha, após a praia do Pernambuco. Perequê é a maior colônia de pesca de Guarujá e também reduto de Caiçaras. No lado esquerdo da praia tem uma pequena cachoeira. Em Perequê é comercializado uma grande quantidade de pescados, sua gastronomia é ótima e tem variedades de pratos e frutos do mar. Perequê tem boas ondas no lado esquerdo, mas é no lado direito que está a mais cobiçada por surfistas de longboard, por ser longa e perfeita, mas só quebra em condições especiais. A ondulação de Leste tem que estar bem forte. Apesar das ondas serem pequenas, é uma boa diversão. Condições: ondulações de leste e sudeste com ventos de sul e sudeste, fundo de areia, no lado esquerdo com a maré cheia e no lado direito com a maré vazia, o canal é pelo canto das pedras e as ondas variam de 05mt à 1mt. e mais raramente com 1,5 metro. A melhor época é de agosto a setembro.

Chega-se à praia pela Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga.

Referências

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.