Praia do Santinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia do Santinho a partir do costão.

A praia do Santinho está situada no distrito de Ingleses do Rio Vermelho, norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.

Distante quarenta quilômetros do centro da cidade a praia oferece um recanto tranquilo aos seus visitantes e moradores. Com seus dois quilômetros de extensão, de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe. Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.

Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo de arte rupestre datada em torno de cinco mil anos, uma destas inscrições, a Pedra do Santinho foi a que deu o nome da praia, devido a sua caracterização. Relatos contam que pescadores faziam romarias e oferendas à imagem na década de 40.

Cultura local[editar | editar código-fonte]

Alguns dos principais aspectos culturais do local, são a manutenção da pesca artesanal, em destaque a pesca da tainha, realizada entre os meses de Maio e Julho, e, a prática da Farra do boi que apesar de ter sido proibida em todo território catarinense, ainda é cultivada.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.