Prazer da Serrinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Prazer da Serrinha foi uma escola de samba da Serrinha, comunidade entre Madureira e Vaz Lobo, no Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Foi presidida durante toda a sua existência por Alfredo Costa, que segundo os fundadores do Império Serrano, considerava-se o dono da escola e tomava decisões sozinho.

Em 1946, Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira haviam composto o samba Conferência de São Francisco para o carnaval, mas no momento do desfile, Alfredo resolveu que a escola desfilaria com outro samba. A confusão gerou problemas de harmonia, o que levou a Prazer da Serrinha a terminar em 11º lugar. Descontentes, Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Sebastião de Oliveira (Molequinho), entre outros, em reunião na casa de Dona Eulália do Nascimento, fundaram o Império Serrano.

Os dois melhores resultados da Prazer da Serrinha foram a vitória do desfile extra de 1946 organizado pelo jornal Tribuna Popular em homenagem a Luis Carlos Prestes, e o campeonato de 1950, pela UGESB, empatada com a Unidos da Capela.

Com o crescimento dos dissidentes do Império Serrano, que desfilava na época pela FBES e em 1951 foi tetracampeão, a Prazer da Serrinha não mais desfilou a partir de 1952, quando houve a reunificação dos desfiles no Rio de Janeiro. Seu último desfile foi em 1951, quando terminou na 9ª colocação.[1]

Porém Alfredo Costa, que era sogro de Ivone Lara, ainda viria a ser presidente do Império Serrano anos mais tarde[2][3], entre 1962 e 1963.[4]


Referências

  1. Academia do Samba. «F.B.E.S (Oficial)». Consultado em 15 de novembro de 2011 
  2. SESC-SP. http://www.sescsp.com.br/sesc/hotsites/mpb/mpb7/01.htm. Consultado em 21 de maio de 2013. Cópia arquivada em 5 de março de 2009  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. Mpbnet. «Dona Ivone Lara». Consultado em 21 de maio de 2013 
  4. Academia do Samba. «Diretoria=». Consultado em 21 de maio de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.