Prazeres (Calheta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Prazeres  
—  Freguesia  —
Vista dos Prazeres a partir da levada.
Vista dos Prazeres a partir da levada.
Brasão de armas de Prazeres
Brasão de armas
Localização no concelho de Calheta (Madeira)
Localização no concelho de Calheta (Madeira)
Prazeres está localizado em: Madeira
Prazeres
Localização de Prazeres na Madeira
32° 45' 14" N 17° 12' 10" O
País  Portugal
Região Flag of Madeira.svg Madeira
Concelho CLT.png Calheta
Fundação 18 de dezembro de 1676 (337 anos)
Administração [1]
 - Tipo Junta de freguesia
 - Presidente José Maurício Vieira
Área [2]
 - Total 13,03 km²
Altitude [3] 630 m (2 067 pés)
População (2011)[4]
 - Total 704
    • Densidade 54/km2 
' - Alojamentos' 364
Código postal 9370 - Prazeres
Orago Nossa Senhora das Neves
Correio electrónico freguesia.prazeres@gmail.com

Prazeres é uma freguesia portuguesa do concelho da Calheta, com 13 km² de área e 704 habitantes (2011). Densidade: 51,7 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32,7667 (32°46') Norte e a uma longitude 17,2 (17°12') Oeste, estando a uma altitude de 140 metros. Prazeres tem uma estrada que a liga a Jardim do Mar. A actividade principal é a agricultura. Tem montanhas a norte, este e sul.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Clube desportivo e recreativo dos Prazeres[editar | editar código-fonte]

Clube desportivo e recreativo dos Prazeres é uma associação desportiva local que apoia os desportistas nas mais diferentes áreas como o Futsal, badminton, ginástica e/ou atletismo.

O Clube desportivo está situado no sitio da Igreja no lado este da freguesia. Encontra-se junto à estrada regional e têm o seu próprio bar onde poderá praticar setas, cartas ou outro tipo de lazer. Para além de instalações próprias o clube desportivo e recreativo dos Prazeres têm campo de futebol próprio e Pavilhão desportivo próprio onde pode praticar actividades em dias mais húmidos, ou modalidades indoor durante todo o ano. O edifício-sede tem dois apartamentos para apoio aos estágios, ou simplesmente, para quem pretenda desfrutar uns dias de descanso e sossego a preços convidativos.

Restauração[editar | editar código-fonte]

Existem vários e bons locais para almoçar ou jantar nos Prazeres. Os Prazeres é constituído aproximadamente por 10 restaurantes onde pode deliciar-se com várias iguarias tradicionais. Desde o bacalhau ao frango desossado e recheado, passando ainda pelo original borrego assado com hortelã, existe grande variedade de pratos confeccionados nos diferentes restaurantes.

Quotidiano[editar | editar código-fonte]

Actividade Diurna[editar | editar código-fonte]

Como não poderia deixar de ser a actividade diurna pode ser complementada com um passeio a pé na levada que atravessa a freguesia dos Prazeres e freguesias vizinhas.

Pode também deslocar-se até ao campo e praticar desporto, visitar o Centro de dia ou simplesmente usufruir do Espaço Multimédia onde poderá aceder à internet. O Espaço Multimédia encontra-se ao lado da Quinta Pedagógica o que também poderá visitar e ficar a conhecer o que lá se trata e faz.

Pode ainda visitar, aos Domingos, o mercado dos agricultores, onde se vendem as melhores verduras e frutas da época, não esquecendo o pão caseiro.

Actividade Nocturna[editar | editar código-fonte]

Para as saídas à noite é usual começar a consumir a tão tradicional Poncha da Madeira feita a partir de limão ou laranja com aguardente. A Poncha é servida em qualquer dos 7 restaurantes e em vários cafés embora o modo de concepção possa variar entre eles.

Viver nos prazeres[editar | editar código-fonte]

A vida na localidade dos Prazeres é muito rica, não só a nível de saúde, mas também a nível da população que se caracteriza pela simpatia e hospitalidade. Por entre as pequenas estradas, os jardins de roseiras, Brincos de Princesa, entre outras deliciam a vista de quem passa. No quotidiano tanto locais como visitantes fazem as suas caminhadas, e deslumbram-se de um pôr-de-sol magnífico em pleno mar, ou do ar fresco da manhã. È uma experiência a não perder.

Freguesias próximas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Site Oficial da Câmara Municipal da Calheta - Madeira www.cm-calheta-madeira.com. Visitado em 2010-07-10.
  2. IGP, Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), (v. 5). (dados de 2005) Nota: A informação constante da CAOP é permanentemente actualizada, nomeadamente aquando da criação de novas unidades administrativas ou aquando da conclusão de procedimentos de delimitação administrativa, pelo que os dados poderão não coincidir com os publicados em anos anteriores. Disponível em:Área e População Residente, por Freguesia, 2005 Direcção Regional de Estatística. Visitado em 2010-07-09.
  3. A altitude, assim como as coordenadas geográficas, refere-se à Igreja Paroquial.
  4. Os dados demográficos são do Instituto Nacional de Estatística. O número de habitantes refere-se ao número total de residentes, e os alojamentos são os edifícios de habitação, conforme definido pelo INE.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Prazeres (Calheta)