Predatoroonops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPredatoroonops
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Oonopidae
Género: Predatoroonops
Brescovit, Rheims & Ott in
Brescovit, Bonaldo, Santos, Ott & Rheims, 2012
Diversidade
17 espécies
Espécies
P. anna

P. billy
P. blain
P. chicano
P. dillon
P. dutch
P. maceliot
P. mctiernani
P. olddemon
P. peterhalli
P. phillips
P. poncho
P. rickhawkins
P. schwarzeneggeri
P. vallarta
P. valverde
P. yautja

Predatoroonops é um gênero de aranhas da subordem araneomorphae pertencente a família Oonopidae. As espécies dessa família foram identificadas após seis anos de pesquisa de cientistas do Instituto Butantan, sendo esta a maior contribuição do Brasil para o projeto internacional Inventário da Biodiversidade do Planeta (PBI na sigla em inglês). Essas aranhas caracterizam-se por suas quelíceras singulares, com diversas articulações. Estas características estão presentes apenas nos machos da espécie, e ainda é necessário um aprofundamento no estudo desse gênero para descobrir para quê essas aranhas as usam. Acredita-se que seja para liberação de feromônio ou para prender a fêmea durante a cópula, além de poderem ser usadas como arma de briga entre os machos, ainda que isso seja pouco comum entre aranhas.[1] As aranhas desta espécie variam de 1,8 mm a 2,1 mm. Essas aranhas habitam geralmente a serrapilheira, a camada de folhas mortas que recobrem o solo das florestas tropicais. [2]

O nome desse gênero deriva do filme O Predador de 1987, pois as quelíceras dessas aranhas lembram a criatura antagonista do filme. O nome das espécies é uma referência aos personagens do filme.[1]

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Publicação original[editar | editar código-fonte]

  • Brescovit, Bonaldo, Santos, Ott & Rheims, 2012 : The Brazilian goblin spiders of the new genus Predatoroonops (Araneae, Oonopidae). Bulletin of the American Museum of Natural History, n. 370, p. 1-68 (texto integral).

Referências

  1. a b Instituto Butantan identifica 17 novas espécies de aranha. Estadão (7 de agosto de 2012). Página visitada em 09/08/2012.
  2. Filme 'O Predador' inspira batismo de 17 espécies de aranhas no país. Folha.com (10 de agosto de 2012). Página visitada em 10/08/2012.