Predação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Predador e predadores redirecionam para este artigo. Para outros significados, veja Predador (desambiguação)

Guepardo, um predador das savanas.

Predação é uma relação ecológica em que os predadores procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem, capturam e comem. Diversas classes de animais possuem essa estratégia de obtenção de alimentos. São exemplos deste comportamento os leões e a maioria dos outros carnívoros terrestres, assim como muitos peixes. Um exemplo são os tubarões.

Tipicamente, os predadores são carnívoros que se alimentam de animais herbívoros, mas podem também ser onívoros. Geralmente possuem o dente canino grande. Alguns predadores utilizam como presas outros animais da mesma espécie, incluindo os seus descendentes, fenómeno conhecido por canibalismo.

Classificando predadores

Alguns critérios de classificação incluem a escolha das presas (sempre com relação custo-benefício mais favorável) e a co-evolução ou pressão seletiva para o desenvolvimento de ambas as espécies(especialização x generalização). Vieira [1] nos apresenta a seguinte classificação de predadores em relação à dieta:

  • Monófagos: consomem apenas um tipo de presa
  • Oligófagos: consomem poucos tipos de presas
  • Polífagos: consomem diversos tipos de presas

Monófagos têm sua abundância estreitamente vinculada à de sua presa enquanto os polífagos dificilmente são afetados por oscilações na disponibilidade das mesmas. Geralmente os polífagos são encontrados em área com muita vegetação, como por exemplo na Amazônia. São na maioria do tipo selvagem.

Exemplos de predadores

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Predação

Referências

  1. Vieira, Marcus Vinícius. O que é predação. Aula – Instituto de Biologia UFRJ Disponível em pdf Novembro de 2010

Ligações externas