Predefinição:Teste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

[1]

Bloco da Vaca

O Bloco da Vaca é um tradicional bloco de carnaval do município de Artur Nogueira, interior de São Paulo. Foi criado por famílias tradicionais do município, que trouxeram a brincadeira inspirada nas touradas espanholas. O bloco teve inicio por volta de 1.930, nessa época, era conhecido como “Banda do boi”, e era realmente um desfile, mas já nesse período os homens se fantasiavam de mulher e saiam levando chifradas da vaca. Hoje, não somente os homens, mas todas as pessoas podem participar do bloco. Aproximadamente 30 mil pessoas participam do bloco em cada dia do desfile Tradicionalmente o bloco desfila na Avenida Dr. Fernando Arens, no domingo e na terça-feira de Carnaval.

Construção da Vaca

A confecção da vaca começa cerca de um mês e meio antes de cada carnaval, os integrantes saem a procura do material. A vaca é confeccionada com cipó, amarrado com arame e borracha, revestidos de pano. Para a cabeça, utiliza-se uma carcaça de verdade, que é encoberta de espuma, encapada e pintada. Além da vaca é construído um boi que é como se fosse o carro abre-alas do bloco. O boi mede 4 metros de altura e 6 metros de comprimento.

Bateria da Vaca

Outro atrativo do bloco, é a bateria. Formada por aproximadamente 100 pessoas, com idade entre 7 e 60 anos, que tocam dois ritmos: a marcha e o samba, popularmente conhecidos como o “batuque da vaca”.

Os filhos da Vaca

Além dos dois dias de desfile do bloco da vaca, a bateria sai com o bloco infantil da vaca, conhecido como “Os filhos da Vaca”, onde de uma maneira mais tranquila, participam as crianças. Para esse dia, os organizadores constroem uma vaquinha, confeccionada em tamanho menor, para trazer a mesma animação dos adultos, para as crianças.

Curta-Metragem “A Vaca”

Em 2.008, o nogueirense Marcelo Menezes participou do Festival de Cinema de Paulinia, com o curta-metragem “A vaca”, e faturou aturou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Curta Regional.

Referências

  1. http://nogueirense.com.br/historia-bloco-da-vaca-completara-84-anos-em-2014/