Predefinição Discussão:Portal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

{{Usuário:Rei-artur/portal}} É apena uma ideia, um novo metodo para retirar mais uma bola de natal aos artigos. A predef actual do Portais, tem pouca utilidade é apenas informativa, por esse motivo não necessita de tanto destaque nos artigos. Vejam o novo metodo no canto superior direito dos vossos pc´s. Rei-artur ? 23:35, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

Sou a favor de tudo o que diminua o "efeito árvore de natal" dos artigos e gostei muito dessa ideia! Mas como tudo tem um porém, acho que vai demorar pro pessoal "sacar" a novidade... sugiro colocar o nome do portal, em uma fonte pequena, à esquerda da figura. Acho que daí já ficaria bem mais óbvio e ainda mantendo a elegância. -- Lotus 01:47, 12 Fevereiro 2006 (UTC)
Concordo em gênero, número e grau com o Lotus. Indech::alô? 01:51, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Como fica a colisão com outras coisas que já vão para lá? Como fica para usuários que não visualizam com o monobook? Acho que prefiro uma linha a mais na caixa "navegação" ao lado... --E2m 04:55, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu também sou a favor de toda a idéia que venha diminuir a "poluição visual" dos artigos. Contudo, acredito ser esta predefinição uma das mais "enxutas". Uma diminuição no tamanho da fonte já seria o suficiente.--Bonás 11:24, 12 Fevereiro 2006 (UTC)
Acho que pelo menos o nome do portal ao lado é necessário, pois há páginas como "Botânica" que há dois portais, um pra biologia e um pra botânica mesmo. Gabrielt4e 16:30, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Achei muito boa ideia, limpa e funcinal, vai levar um tempinho para o usuário se acostumar, mas facil de resolver. Gostei.. inovador, é disso que precisamos Glum 18:57, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

AMEI a ideia, mas a primeira dúvida do E2m é pertinente... se isto estiver float, a tendência é ficarem umas para baixo das outras.... já agora, Rei, não queres trazer uma semelhante para o Destaque? Isto, claro, se se resolver a primeira dúvida do E2m. -- Nuno Tavares 15:36, 23 Fevereiro 2006 (UTC)
Hey, mas a proposta do E2m também está genial. Vou ver se consigo.... -- Nuno Tavares 15:36, 23 Fevereiro 2006 (UTC)


Solução Link navigation[editar código-fonte]

Bom, conforme o E2m sugeriu, consegui injectar o link no portlet navigation. Para testarem vocês mesmos, copiem isto para o vosso monobook.js:

window.mynav_addlilink=function(tabs, url, name, id, title, key){

   var na = document.createElement('a');
   na.href = url;
   na.appendChild(document.createTextNode(name));
   var li = document.createElement('li');
   if(id) li.id = id;
   li.appendChild(na);
   tabs.appendChild(li);
   if(id) {
     if(key && title) ta[id] = [key, title];
     else if(key)     ta[id] = [key, ];
     else if(title)   ta[id] = [, title];
   }

   //akeytt();
   return li;

}
window.showPortalIfTagged=function(){

 var ppdiv=document.getElementById('n-portal-teste');
 if (ppdiv) {
   var plet = document.getElementById('p-navigation').getElementsByTagName('ul')[0];
   if (plet) {
       mynav_addlilink(plet, 'http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:' + ppdiv.childNodes[0].nodeValue, 'Portal:'+ ppdiv.childNodes[0].nodeValue, 'n-portal-tematico');
   }
 }

}

window.myAddOnload=function(f) {

 if (window.addEventListener) window.addEventListener("load", f, false);
 else if (window.attachEvent) window.attachEvent("onload",f);

}

myAddOnload(showPortalIfTagged);

Atenção, alguns de vocês podem já ter a função "myAddOnload" definida, por isso não incluam essa. Depois, é só chegar a uma página e escrever, por exemplo para o portal de "Política":

{{tl|portal-teste|Política}}

Aqui ->{{portal-teste}}<- deixei um exemplo para o Portal:Religião. Como vêm, não se vê nada entre -><- (bom, talvez uma linha Hein?), e o link deve aparecer na mini-barra (portlet) superior esquerda (navegação). Testei com Firefox 1.5. Digam o que acham. Nota: Para mais portais terá que ser trabalhada, mas estou sem paciência (basta ver o log do meu monobook lol) -- Nuno Tavares 17:46, 23 Fevereiro 2006 (UTC)

Versão atualizada[editar código-fonte]

Olá, eu desenvolvi uma versão desta predefinição baseada na versão inglesa da Wikipédia. Em termos gerais permite colocar vários portais na caixa com a imagem do portal e o link padrão do portal. Os dados estão gravados em módulos separados para que não tenha que ser purgadas todas as páginas transcluídas quando se altera ou adiciona um portal ou imagem. A nova versão está em Portal/Testes e Portal/Exemplos para testes. Penso que não vai dar problemas, apesar de aumentar um pouco o processamento. Dbastro (discussão) 19h21min de 8 de março de 2022 (UTC)[responder]