Predefinição Discussão:Universidades federais do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Olá pessoal. Estamos em dúvida sobre como deve ficar organizada predefinição: em ordem alfabética do nome cheio (MS, MT) ou da sigla (MT, MS)? Por favor opinem. Abraços, Salles Neto Roraima @ 14:21, 25 Agosto 2006 (UTC)


Voto no (MT, MS) para não ficar fora de ordem, já que as listas têm Mato Grosso à frente do Mato Grosso do Sul. Aliás, estou meio a meio, mas nada de voto em branco. :/ --Filipe Mesquita respondeFlag of Brazil.svg 14:30, 25 Agosto 2006 (UTC)

Eu preferiria pelos nomes completos, mas agora isso é o de menos. Pra mim, essa predef está muito grande. Em vez de listar pelos nomes completos das universidades, é melhor listar pelas siglas, ordenadas pela ordem alfabética dos estados, e em sequência, usando algum separador (como "|"), ao invés de se colocar cada estado em um parágrafo diferente e tornar a predef gigante. Mateus Hidalgo diga! 01:30, 26 Agosto 2006 (UTC)

Contra. Mas acredito que deixando a fonte em 90% deixaria tudo ótimo (é uma espécie de <small>, mas mantem os negritos). Após pensar bem acredito que seja melhor ordenar alfabeticamente a sigla de acordo com o nome, com efeito viria, nessa ordem: MT - MS. Abraços! Salles Neto Roraima @ 15:28, 29 Agosto 2006 (UTC)

Gente do céu! Essa predef está gigante! Praticamente ocupa a minha tela toda (em alguns artigos parece engolir a página inteira). Caramba, ela tem que ser menor. Da forma como está ela deveria se chamar "Lista de universidades federais do Brasil" e jamais poderia ser inserida em todos os artigos. Não sei quanto a vocês mas eu estou disposto a simplificar um pouco as coisas aqui. Raphael talk + 03:22, 5 Setembro 2006 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com o Salles quando ele diz que se pode diminuir a letra e, assim, o tamanho da caixa. Só Symbol declined.svg Discordo na ordem alfabética, pois recentemente (lendo a Folha de São Paulo) vi que os estados foram dispostos em siglas obedecendo a ordem alfabética delas. No caso, MS -> MT. Até mais. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 19:52, 5 Setembro 2006 (UTC)


Votação informal[editar | editar código-fonte]

Já que se passou um tempo, vamos ao que interessa. Uma votação informal. Há três opções (votação até 12 de setembro e não esqueça de assinar):

1ª opção - Estados escritos por extenso, universidades em siglas

# --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 20:41, 5 Setembro 2006 (UTC)


2ª opção - Estados e universidades em siglas


3ª opção - Estado em sigla, universidades por extenso


Ou se alguém tiver outra idéia, pôr aqui.

Perai... Acho que as coisas estão meio apressadas. A discussão ainda é pequena e eu não apresentei nenhuma sugestão para a redução dessa predef. Não é assim que as votações funcionam. Primeiro: É um consenso geral que esta predef está absurdamente grande ou só eu estou sentindo isso? Segundo: Existe a necessidade de se listar todas as universidades federais do país ou ninguém parou para pensar nisso? As navegações servem para facilitar a vida dos leitores, essa lista gigante facilita a vida de alguém? Outra coisa: não faz diferença utilizar siglas ou ordenar de um jeito ou de outro, a lista está com 27 linhas e isso é muito! Vamos pensar um pouco mais na predef antes de fazer uma votação. Raphael talk + 21:20, 5 Setembro 2006 (UTC)

(conflito de edição) Desculpem se eu fôr rude, mas:

  1. esse não é o domínio para se fazer uma votação;
  2. "votação informal" é um pouco estranho (já pensaram em uma votação informal para presidente?);
  3. o assunto mal foi discutido e já se partiu para uma votação? A questão não é só de colocar tudo em siglas, é de principalmente diminuir o tamanho total da predef, pois atualmente ela está muito grande, inclusive causando problemas para quem usa resolução baixa.

Resumindo, sou totalmente contra essa votação, ainda não discutimos direito. Uma coisa: se podemos fazer isso, porque não podemos colocar os links de forma sequencial, agrupados por estados em ordem alfabética, ocupando bem menos espaço? Outra coisa: independente da minha opinião quanto ao ordenamento dos estados, se por sigla ou por extenso, o fato de o jornal XXX usar ou não tal regra ou normatização não implica que vamos usá-la ou que ela é um bom parâmetro a ser seguido. Antes temos que discutir.

Desculpem-me novamente, precisava desabafar ;). Bom, ainda podemos debater sobre o assunto? Mateus Hidalgo diga! 21:26, 5 Setembro 2006 (UTC)


Raphael, se é uma predef de navegação para as universidades federais, acho que todas deve estar listadas. Mas isso não é o problema maior, pois temos a {{Subdivisões de Minas Gerais}} que tem muito mais links e menos da metade do tamanho dessa predef. A questão foi que eles usaram 27 linhas para ela, e isso é muito. Mateus Hidalgo diga! 21:31, 5 Setembro 2006 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo. Salles Neto Roraima @ 22:49, 5 Setembro 2006 (UTC)

Por partes:

  1. Foi exatamente o que eu disse. A Subdiv de Minas tem mais que o dobro de links mas quase a metade do tamanho. Você não vê espaço desperdiçado lá, mas das 27 linhas, 14 tem apenas um link. Se isso não é desperdício, eu não sei o que é.
  2. Sim, isso é uma navegação para universidades federais, mas vocês já pararam pra pensar se deveria ser assim? Alguém pode me mostrar dois exemplos de duas predefinições de navegação entre instituições em nível nacional? Pode ser em qualquer wiki ou qualquer país do porte do Brasil. Eu acho muito difícil existir um modelo viável pelas próprias características da navegação. Estou ouvindo no JN o nosso querido presidente dizer: "No próximo mandato todas as cidades pólo terão uma extensão universitária". Ok, é propaganda política, mas e quando isso acontecer? Um dia o Brasil vai ter mais universidades federais, e ai? Essa predefinição vai crescer indefinidamente?

Pessoal, eu gostaria que vocês imaginassem uma wikipédia livre de predefinições. Imagina que tal recurso foi implantado no MediaWiki hoje a tarde e agora nós estamos discutindo o que fazer com ele. Leiam isso sem estarem sob influência de outros membros, de outros artigos, de outras wikis e de outras predefs:

Para que serve uma navegação? Para ligar artigos que se relacionam de alguma forma. Perfeito. Se eu estiver interessado na UERJ, vou no artigo dela. De lá eu dificilmente iria para o artigo da Universidade Federal do Acre. Ok, pode ser que o mouse escorregue, clique no link e eu descubra que a razão da minha existência é estudar no Acre (nada contra quem estuda ou contra a universidade), mas tirando isso, o máximo que poderia acontecer é eu estar interessado nas outras universidades do Rio de Janeiro ou no máximo da região Sudeste.

Para mim, uma seção ligeiramente comum na wiki chamada "Ver também" com um link para a "Lista de Universidades Federais do Brasil" resolveria 99,9% dos casos. Nos estados onde o número de universidades é grande, pode perfeitamente existir uma navegação em nível estadual, mas só lá.

Enfim, essa pode não ser a minha opinião final pois eu preciso refletir mais sobre o assunto, mas é a conclusão a que eu consigo chegar depois de ser chamado pelo primeiro nome. Raphael talk + 23:48, 5 Setembro 2006 (UTC)

As idéias estavam difusas, parecia que não chegaríamos a nenhum veredito. Vendo que nada estava se resolvendo eu propus uma solução. E votação informal porque não precisa chamar a wikipédia inteira para decidir, muito menos administradores. Eu não acho a predefinição grande.
Alguém disse: Alguém pode me mostrar dois exemplos de duas predefinições de navegação entre instituições em nível nacional? Pode ser em qualquer wiki ou qualquer país do porte do Brasil. Sim, claro, na Wiki-fr, por exemplo, há uma predefinição pra todas as universidades públicas do país, e uma outra sobre o Grupo Coimbra que engloba universidades de vários países da Europa. A wiki-pt deve pestanejar e, por conta de conservadorismo, ficar para trás? No Brasil se valoriza mais as faculdades federais. Tenho amigos pré-vestibulandos aqui de São Paulo que pensam em fazer várias faculdades em outros estados, a predefinição uniria todas as universidades federais em um só lugar. Não devemos nos preocupar se é ou não grande, mas sim se é eficiente. Outra coisa, Rafael, meu pai se formou em Direito na Universidade Federal do Acre, algum problema? Já basta as comunidades que tiram sarro do estado no orkut, mas aqui também! O mérito da predefinição me parece indiscutível. Se eu não tivesse proposto a votação não estaríamos aqui discutindo, muito menos definindo alguma coisa. Pode-se deixar como no jeito das universidades francesas, ã? --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 16:37, 6 Setembro 2006 (UTC)

Filipe, o Raphael não teve a intenção de ofender quem estuda na UFAC (também não gosto da discriminação com os estados do norte, moro em MT, mas o Raphael mesmo explicou que não era a intenção ofender). Por mim não vejo problema em termos todas as federais nessa predef (temos todas as capitais em uma, porquê não as universidades?) Quanto à eficiência da predef ter prioridade sobre o tamanho, discordo já que, para mim, ela não é eficiente se for muto grande. Repare que nas predefs que você citou os links estão em sequência, parecido com a proposta que eu tinha feito para essa predef nossa, e que você não levou em consideração nessa votação que, repito, não concordo. Podemos tranqüilamente debater o formato, não precisamos ter pressae sair votando. Mateus Hidalgo diga! 19:41, 6 Setembro 2006 (UTC)

No final da "votação informal", eu disse: Ou se alguém tiver outra idéia, pôr aqui. Pois bem, poderia ter posto uma idéia, Mateus? Tem razão, os links que eu passei ficaram legais. Ficaram tão legais que no final da minha última mensagem, eu escrevi: Pode-se deixar como no jeito das universidades francesas, ã? A votação nem tem caráter definidor (apesar de eu achar que a votação é a maior forma de democracia da wiki), é apenas uma maneira de não ficarmos jogando papo para o ar, mas discutirmos. E o Mato Grosso fica no Centro-Oeste. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 20:28, 6 Setembro 2006 (UTC)
  • Sei em que macrorregião o Mato Grosso fica (eu moro nele), mas não era à região Norte do Brasil que eu me referia. Para muitos, passou de São Paulo e Minas, ao norte, já é mato, onça e cobra, e o Mato Grosso se inclui nesse contexto "selvagem" (já reparou no nome do estado? Além de só mato, ele ainda é grosso.). Mas isso não vem ao caso;
  • Estou organizando algumas idéias e já publico aqui;
  • Creio que não era necessária a votação para conseguir chamar a atenção dos contribuidores. O Raphael ia preparar uma proposta para a predef, e eu também;

Era isso. Espero que isso tudo já esteja resolvido pra irmos ao que interessa. Mateus Hidalgo diga! 20:49, 6 Setembro 2006 (UTC)


Oras, pois...
Vamos lá, ponto a ponto:
  • Bacana os artigos da FR. Você percebe como os nomes das universidades lá são pequenos? "Université Disso", "Université Daquilo". (novamente, não reduzindo quem foi para a França estudar em uma unversidade). Note que as universidades são conhecidas pelo nome, e o nome é simples. Nada como "Universidade Federal do Acre". Você não pode simplesmente dizer "Acre" e esperar que a pessoa compreenda que é a universidade, você teria que usar ou o nome completo (e gigante) ou a sigla (não tão compreensível para todos).
  • Olhem de novo: "Groupe de Coïmbre" possui três linhas, possui o nome completo (sem o "Université") e é quase do tamanho da nossa naveg das capitais. "Universités en France" já é um pouquinho maior, mas ainda não chega a metade da {subdiv de M G}. Não precisam ir para a nossa predef para ver o tamanho dela. Ela é muito maior.
  • Bom, eu tenho algumas deficiências visuais mas quanto estou tendo dificuldades procuro ler com calma uma palavra por vez e "(nada contra quem estuda ou contra a universidade)" significa, pelo menos para mim, "Nada contra quem estuda ou contra a universidade". Não sei qual parte você pode não ter compreendido.
Olha, eu acho que esse atrito todo deve-se ao fato de eu ser um sujeito complicado, chato e perfeccionista (não estou tentando ofender ninguém ao afirmar isso, só para ficar claro). Filipe, nós ainda não nos conhecemos a ponto de você me compreender e de eu te compreender também.
Verifiquem a minha página de testes (vejam inclusive quando foi feito). Eu ia deixar pra mostrar depois, mas melhor falar de uma vez. Esse modelo fica bem mais enxuto. O que acham? Raphael talk + 21:32, 6 Setembro 2006 (UTC)

Atendendo a pedidos, aqui está a minha proposta. Diferentemente da do Raphael, eu incluí os nomes dos estados e tirei as bandeiras estaduais. Mateus Hidalgo diga! 22:37, 6 Setembro 2006 (UTC)

Pensando melhor, tirar as bandeiras é uma boa idéia. A predef fica muiiiito mais leve. Eu só acho que ao invés de escrever "Acre: UFAC" poderia simplesmente ser "Acre" e ao invés de "Paraná: UFPR, UTFPR", simplesmente "Paraná, Tecnológica do Paraná". Que tal? Raphael talk + 01:15, 7 Setembro 2006 (UTC)
Raphael, a maneira com a qual te referiste foi esta: Ok, pode ser que o mouse escorregue, clique no link e eu descubra que a razão da minha existência é estudar no Acre (nada contra quem estuda ou contra a universidade). Descubra a razão de minha existência e nada contra quem estuda... soou bastante irônico a meu ver. Ainda mais por conta desta página do orkut. Sei disso porque faço direito e sei muito bem sobre ironia. Eu garanto que todo mato-grossense prefere ser visto como habitante do Centro-Oeste (grandes fazendas de soja) do que da macrorregião do Norte (índios e matas), apesar de o estado possuir características de cada região.
Partindo para o que interessa: gostei da proposta do Raphael por ser menos confusa, bonita e pequena. Ah, outra coisa eu não te acho nem complicado, nem chato, nem perfeccionista. :) --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 04:47, 7 Setembro 2006 (UTC)


Bacana! Eu não sabia que estudantes de direito estudavam sobre ironias, mas você está quase certo (deve ter tirado 5 nessa matéria). A minha intensão foi evidenciar o "Para ligar artigos que se relacionam de alguma forma." Eu estava prestes a propor uma navegação estadual ou regional em contra partida a uma nacional. Agora, eu não participo, nunca vi e não me interesso por esse tipo de comunidade (nem vi nada que se parecesse com o que eu falei -- CTRL-C, CTRL-V). Eu só conheço o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os outros estados são desconhecidos para mim. Quando eu pensei "Deixe-me ver qual universidade fica mais longe da UFRJ" nem tinha parado para verificar se a Universidade do Acre realmente existia. Duas coisas:

  • Até onde eu sei (não é muito -- na verdade quase nada), no modelo de direito romano, vale o que está escrito. Então não parta para o ataque achando isso ou aquilo do que eu escrevi. Eu realmente não tive a intenção de ofender e deixei isso explícito.
  • Eu imaginava que a questão do Mato Grosso estar no Norte já havia sido superada. Rapaz, te digo uma coisa: não brinque com o Mateus desse jeito. Ele vai ficar muito p*** contigo.
  • Ah, ok são três: Seguindo a linha de raciocínio, eu poderia interpretar muito mal o seu "não te acho nem complicado, nem chato, nem perfeccionista" (Como assim? Então eu não faço as coisas direito?), mas não é o caso.

Afinal, eu já não me lembro mais por que estamos armados até os dentes e atirando uns nos outros. Vamos tentar melhorar essa navegação e só.

Ok, agora a parte útil do meu comentário:

Eu vou contra a minha última idéia. Os nomes das universidades brasileiras não são tão simples quanto das francesas. O melhor para nós vai ser usar as siglas mesmo, mas eu acho que o link não deveria apontar para a sigla em si, mas sim para o nome completo da universidade. Dessa forma, quando o leitor repousar o mouse sobre a sigla, aquela etiqueta amarela do windows vai aparecer e informar qual é nome completo da universidade e do artigo dela. Raphael talk + 21:31, 7 Setembro 2006 (UTC)

Só comentarei a parte que me cabe: está tudo ok agora, Raphael, não se preocupe. Vamos ao trabalho agora! :)
Sobre a última proposta minha, eu coloquei os links para as siglas por praticidade (preguiça, leia-se), mas é claro que eu usaria os nomes completos (nunca uso um link em uma predef que seja redirect). Eu fiz uma proposta nos moldes da idéia do Raphael e que ele próprio já desistiu. E achei que ficou até legal, vejam. Não tive problemas com os nomes, e a aparência focou mais clara sem a menção dos estados. O que acham? Mateus Hidalgo diga! 23:28, 7 Setembro 2006 (UTC)
Mat, eu fui contra o lance das bandeiras e dos nomes dos estados na minha última proposta, mas a sua está excelente. Por mim podemos fechar com ela. (nota: não seria "Universidades **F**ederais"?) Até, Raphael talk + 00:36, 8 Setembro 2006 (UTC)

1ª parte: inutilidade (se não estiver participando do mini-confronto pule para a segunda parte)

Raphael, já ouviu falar que o profissional do Direito é o profissional da palavra? Que há crimes que precisam ser tipificados para se chegar à conclusão de que são ou não um fato típico de uma norma penal? Saber diferenciar uma frase comum de uma ironia difamatória? Pois bem, Raphael, utilizei a mesma ironia que utilizaste para falar que tu não era todo o mal que disse ser. Ainda utilizei uma carinha feliz, e o senhor ficou fulo, da mesma maneira que eu fiquei. Chamo isso de Direito Virtual (o Direito Virtual ainda não existe realmente no Brasil pois faltam critérios), mas temos que punir ainda assim. Outra coisa, Raphael, acho que o Mateus não precisa que outra pessoa fale por ele. A razão da minha existência não é a de ficar discutindo contigo, mas vamos ao que realmente interessa.

2ª parte

Se teve alguma razão para criarem siglas foi a de inserir uma idéia em pequenas letras. Por isso que acho que fica melhor a proposta do Mateus ([1]) que está leve, eficaz, e bonita. E está de acordo com a maneira oficial de chamar as faculdades (ou não, podem me corrigir). Acho que como enciclopédia, não devemos criar novos métodos de chamar as faculdades, mas sim obedecer a norma vingente do órgão regulador oficial que é o Ministério da Educação. Outra coisa, olhando lá no site do MEC, vi que a lista da predefinição estava incompleta e com algumas siglas erradas, mas já corrigi, e já está lá na original. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 01:45, 8 Setembro 2006 (UTC)

Bom, mas afinal você prefere siglas ou os nomes como o Mateus mostrou? Eu particularmente gostei dos nomes. (afinal, o que seria exatamente Direito virtual?) Raphael talk + 02:51, 8 Setembro 2006 (UTC)
Pois bem, procurei na Wiki, mas não achei onde falasse sobre Direito Virtual, encontrei porém um site bem legal. Quanto à votação, eu passei o link interno errado: ao invés de ser o a eu pus o b. Vejam o a. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 07:25, 8 Setembro 2006 (UTC)
Eu já acho que as siglas podem ser confusas para os leitores menos informados. Como a utilização dos nomes que o Mateus propôs ficou simples e completa (é claro, removendo o "Universidade" redundante de todos os links), acho que ela seria a mais adequada -- afinal é até mais leve que a outra. Raphael talk + 05:05, 10 Setembro 2006 (UTC)

Acontece que nome sem o "prefixo" universidade é informal. Em nenhum órgão governamental oficial vai estar escrito: Destinar $$$ ao ABC , $$$ ao Recôncavo Baiano e $$$ ao Pampa. Além do mais, Recôncavo Baiano e Pampa são nomes de áreas geográficas. As siglas (UFABC, UFRB e UNIPAMPA) ainda sim, foram feitas para isso. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 14:56, 12 Setembro 2006 (UTC)

Sim, as siglas foram feitas pra isso, mas se elas forem usadas a navegação só estaria ajudando quem já conhece a universidade. "Município" e "Estado" são, da mesma forma que o "universidade", sempre escritos por órgãos oficiais -- eles não precisam economizar espaço -- e nem por causa disso nós inserimos "Município" e "Estado" nos links ou abreviamos. Repetir "Universidade" (quantas? 30, 40) 35 vezes não vai ser legal e mostrar a sigla não vai deixar claro qual universidade é para os menos informados. Repare que os modelos das navegações francesas que você mostrou não repetem "Universidade" nem usam siglas e lá ficou muito bom. Claro, limpo, sem tudo em maiúsculo, com os nomes diretos... enfim, eu sou muito mais a proposta do Mat na íntegra. (na verdade, preferiria que fosse utilizado algum outro separador para as universidades de um mesmo estado -- usar "," me faz querer usar "e" tb.) Raphael talk + 16:47, 12 Setembro 2006 (UTC)
As universidades francesas recebem do órgão federal, se não me engano, o nome da cidade onde fica o campus, se houver mais de uma universidade em uma cidade, eles enumeram. Por exemplo, em Paris há mais de dez universidades: Paris I, Paris II, Paris III, Paris IV (...) Paris X. Aqui no Brasil não há isso (Minas Gerais I, Minas Gerais II, Minas Gerais III), mas sim siglas. As pessoas que não estão no ramo do vestibular ou não conhecem universidades federais ficam meio de fora, mas fazer o quê? Inventar novas nomeclaturas para satisfazê-las? --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 17:03, 12 Setembro 2006 (UTC)
Puxa, se usar nomes mais simples ajudaria a 80% da população capaz de ler a wiki a encontrar o que precisa sem prejudicar os 20% restantes eu acho que vale a pena sim. Nós não estamos inventando nome nenhum, não estamos ofendendo ou depredando ou até tirando o prestígio de alguma escola. Simplesmente temos uma lista gigante e as possibilidades são três:
  1. Se usa o nome completo deixando a lista repetitiva, cansativa e redundante;
  2. Se usa a sigla deixando a lista mais difícil de ser lida para grande parte da população; ou
  3. Se usa o nome sem o "Universidade" na frente.
Se "universidade" fosse um verbete monossilábico eu não veria problema nenhum em repeti-lo as trinta e tantas vezes, mas ele não é.
A wiki é feita por todos para todos, não só para os que sabem todas as siglas de cór e a proposta do Mat ficou muito bacana (considerando as minhas colocações anteriores). Raphael talk + 00:36, 13 Setembro 2006 (UTC)
Resumindo:
  • Podemos ser oficiais (com respaldo do MEC);
  • Podemos ser não-oficiais (com respaldo de, hum,...).
Os dados de 80% daqui e 20% de lá estão baseados em que fonte?
Ah, fico com o oficial. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 03:19, 14 Setembro 2006 (UTC)

Olha, somos oficiais com as siglas fazendo redirect e somos oficiais com os nomes dos artigos. Uma eventual "Lista de Universidades Federais do Brasil" poderia ter os nomes completos e ter as universidades agrupadas por estado. Quem conhece a universidade e sabe o que quer vai conseguir encontrar facilmente, quem não conhece, não. A questão aqui não é ser oficial ou não, é ter uma navegação que realiza o propósito das navegações, no caso, ajudar as pessoas a encontrarem artigos do mesmo tema ou de um tema relacionado. E veja bem: quem conhece a universidade poderia escrever o nome no endereço do navegador, poderia escrever a sigla ou poderia usar a navegação. Quem não conhece, só poderia usar a navegação -- e, "ah", ela vai estar toda em maiúsculas e incompreensível para quem é menos informado.

Agora o lance dos 20% me faz lembrar "As pessoas que não estão no ramo do vestibular ou não conhecem universidades federais ficam meio de fora, mas fazer o quê? Inventar novas nomeclaturas para satisfazê-las?" Sim, se isso vai ajudar a wiki a levar conhecimento a todos (independente de estarem no ramo de vestibular ou não), sim.

Imagine toda a população nacional. Agora imagine a parte dela que poderia acessar a wiki pela intenet. Dessas, imagine quantos são jovens. Dos jovens, imagine quantos conhecem todas as siglas de todas as federais (no máximo as do seu estado e o restante seria chute) -- ok, UFAC ou UFPE são fáceis de deduzir, mas exitem as que não são. Se 20% dos jovens brasileiros conhecessem as siglas de todas as federais o país não estaria na situação que está. Eu tinha dito 20%, acho que com sorte são 10% -- afinal, isso é como decorar todas as capitais do mundo ou todas as bandeiras de todos os países. Nem o Mat, que é um cara extremamente esclarecido, sabia as universidades que temos no RJ -- pergunte a ele todas as siglas ou pegue uma sigla fora do normal e veja se ele sabe (ele provavelmente estará dentro dos 10%).

Olhando a proposta do Mateus eu pensei em coutra coisa: o Lista de Universidades Federais do Brasil não existe, por que não criamos lá uma lista de acordo com o MEC e colocamos um link para ela na navegação?

Acho que isso poderia até ser uma tendência observável na wiki. Como:

  • "Estados do Brasil": Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe ...
  • "Hospitais do Rio de Janeiro" : Fundão, Ilha Grande, Santa Matilde ...

não:

  • "Estados do Brasil": RJ, MG, SE ...
  • "Hospitais do Rio de Janeiro" : HF, HIG, HSM ...~

e menos ainda:

  • "Estados do Brasil": Estado do Rio de Janeiro, Estado de Minas Gerais, Estado de Sergipe ...
  • "Hospitais do Rio de Janeiro" : Hospital do Fundão, Hospital da Ilha Grande, Hospital de Santa Matilde ...~

Pensando aqui... poderia existir uma Lista de Universidades Federais do Brasil por sigla com um link para ela na navegação e com o "Ver também" apontando para a lista que eu citei anteriormente.

Quer ser oficial? Passe a usar "vossa excelência" nos artigos sobre prefeitos, governadores e presidentes. Adivinhe: não é usado por que é mais fácil e fica mais claro utilizar outros pronomes. Alguém vai nos processar por isso? (bom o advogado é você, mas...) Não.

Olha, a minha argumentação prega a facilidade de uso uma vez que não incluir o termo "Universidade" no nome o reduz quase pela metade e não ofende nenhum órgão, não ofende a norma culta nem ofende a universidade em si.

(nota: poderíamos ter também uma Lista de apelidos das Universidades Federais do Brasil -- seria bacana, não?)

Eu realmente não sei se você não está concordando por que você não acha mais fácil o meu jeito, por não gostar de mim ou simplesmente pra ser o do contra. Eu não estou concordando com você por causa da "facilidade" reduzida do seu método. Se você apresentar uma forma fácil de se usar e pequena eu não terei como não concordar. Raphael talk + 12:11, 14 Setembro 2006 (UTC)

Quanta informação. Bem, eu não sou advogado (e nem quero ser). Não tenho nada contra ti, Raphael. Até eu disse que não te achava chato... Acontece o seguinte nessa questão. A pessoa vai olhar a primeira vez para a proposta do Hidalgo, e vai se perguntar: "O que raios é isso?" Ela vai ver Acre, Alagoas, Federal de São Carlos, Ciências da Saúde de Porto Alegre... Daí: "Ué? O que é isso?"
Por conta disso, prefiro mil vezes a utilização de siglas para deixar as faculdades quase do mesmo tamanho: UFAC, UFAL, UFScar... Disse, baseado em chute que 20% ou 10%, como agora disse, não sabem as siglas de todas as universidades. Agora me responda: uma pessoa que vem até a Wikipédia não quer de maneira alguma ficar sabendo de todas as siglas de universidades federais do Brasil? A Wiki tem que garantir a informação completa, da forma como se dá. Imagine um lugar com todas as siglas, eu ficaria craque nelas. :) Essa de Hospital do Fundão ou HF não procede porque se utiliza a forma mais conhecida, no caso Hospital do Fundão. Exemplo: nunca ouvi falar da Rio de Janeiro (como consta na proposta hidalgana), mas da UFRJ já. Ontem, eu tirei uma foto de uma apostila minha com os exercícios, mas a apostila está protegida contra reprodução. :(
E para finalizar derrubando todas as teses de rusgas de minha parte: Raphael, eu te amo. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 18:03, 15 Setembro 2006 (UTC)

Por mim ok então. Raphael talk + 19:16, 15 Setembro 2006 (UTC)

Sabia que vocês ainda se entenderiam! rsrsrsrs Bom, a mim não seria problema usarmos a versão com os nomes por extenso, mas eu preferi essa, com as siglas. Tirei as vírgulas e as bandeiras, e ficou sem link ou referência para os estados. Que tal? Mateus Hidalgo diga! 12:07, 16 Setembro 2006 (UTC)

Leiaute[editar | editar código-fonte]

Estou começando outra seção porque aquela já estava muito comprida. O Dantadd (DctribAElogsBM) fez uma mudança na predef, após eu carregar a última proposta minha, e gostaria de saber o que acharam. Eu, pessoalmente, preferiria sem as bandeiras e sem quebra de linha. E vocês? Mateus Hidalgo diga! 19:51, 16 Setembro 2006 (UTC)

Eu me abstenho dessa vez. Rsrs. --Filipe Mesquita correiosFlag of Brazil.svg 19:55, 16 Setembro 2006 (UTC)
Podem reverter, eu fiz sem ver toda essa discussão... De qualquer forma, acho importante indicar os estados, as bandeiras são dispensáveis. Dantaddσυζήτηση 19:55, 16 Setembro 2006 (UTC)

Só retirei as bandeiras, acho que pode ficar assim. Mateus Hidalgo diga! 20:11, 16 Setembro 2006 (UTC)

Parênteses[editar | editar código-fonte]

Sugiro retirar os parênteses em torno das siglas das universidades. Uma vez que o nome de cada estado é seguido por dois pontos, os parênteses tornam-se desnecessários. Py4nf (discussão) 12h34min de 2 de agosto de 2010 (UTC)